Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Biblioteca Municipal de Faro. Crédito: Maria Luísa Francisco
Cultura, Edição Papel, Opinião

A Biblioteca Municipal de Faro e os patronos das bibliotecas | Por Maria Luísa Francisco

BIBLIOTECOFILIA: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de abril

15:00 7 Abril, 2023 16:10 6 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria Luísa Francisco*

“Os poetas nunca partem. Às vezes, encerram para balanço.”
António Ramos Rosa 

Dia Mundial do Livro será celebrado dentro de poucos dias para relembrar a importância dos livros na vida dos leitores. Por decisão da UNESCO, esse dia comemora-se a 23 de Abril desde o ano de 1996. É uma data especial para as bibliotecas e muitas delas foram inauguradas precisamente a 23 de Abril. 

A escolha da data é justificada por William Shakespeare e Miguel de Cervantes terem, supostamente, morrido a 23 de Abril de 1616. Pesquisando informação mais detalhada não se encontra nenhum documento que comprove que um ou outro tenha morrido nessa mesma data, mas o mais importante é que aquilo que os une e que une os leitores nunca seja esquecido: o livro. 

Mais do que comprovado é que 1923 foi o ano de nascimento de grandes referências culturais em Portugal. Assim, este ano celebra-se o centenário de nascimento das personalidades aqui referidas e para as quais os livros e as bibliotecas foram verdadeiramente importantes: 

Eduardo Lourenço (1923 – 2020) 

Eugénio de Andrade (1923 – 2005) 

Mário Cesariny (1923 – 2006) 

Mário Henrique Leiria (1923 – 1980) 

Natália Correia (1923 – 1993) 

Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013) 

Alguns destes escritores e poetas deram nome a bibliotecas. 

Uma das missões das bibliotecas é perpetuar a memória, nomeadamente de quem teve com o seu percurso individual uma dimensão colectiva e que contribuiu de forma relevante para a educação, a cultura, a ciência, ou qualquer outra área do conhecimento. Particularmente quando deu grandes exemplos de participação e envolvimento com a sociedade, valorizando as identidades locais, levando-as mais longe. 

Entrada principal com manuscrito de António Ramos Rosa – Fotos Maria Luísa Francisco | D.R.

A adopção de um patrono serve não apenas para dar visibilidade ao espaço, mas para o patrono continuar a viver de forma dinâmica, sendo divulgada a sua obra, homenageado o seu legado e enaltecida a sua memória. 

Por vezes a biblioteca é conhecida apenas pelo nome do patrono. Quando estava a caminhar para a biblioteca para fotografar as suas duas entradas, um grupo de jovens dizia entre eles: “Vamos para a Ramos Rosa”! 

Esta proximidade e interiorização do nome de uma figura que podia ser distante faz com que o poeta esteja mais presente e, espero, que a sua poesia continue bem viva no seio da comunidade! 

Biblioteca Municipal António Ramos Rosa 

No próximo Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal celebrará 22 anos. Foi inaugurada no dia 23 de Abril de 2001 com a presença do Presidente da DGLAB, na altura IPLB, do Presidente da CMF, demais entidades locais e do seu patrono. 

António Ramos Rosa nasceu em Faro, a 17/10/1924, e morreu em Lisboa, a 23/09/2013. Poeta, ensaísta e tradutor, “figura central da poesia portuguesa de todos os tempos”, recebeu o Prémio Pessoa em 1988. Recebeu também o Prémio PEN Clube, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Jean Malrieu para o melhor livro de poesia traduzido em França. 

Deixou uma vasta obra com quase uma centena de livros entre os quais: O Grito Claro, Rosa Intacta, Estou Vivo e Escrevo Sol, Incêndio dos Aspectos, Nos Seus Olhos de Silêncio, Respirar a Sombra Viva, Acordes e o último que publicou, intitulado Numa folha, leve e livre, foi apresentado na Biblioteca com o seu nome, a 21/10/2014, conjuntamente por Adriana Nogueira e por mim. 

António Ramos Rosa tinha grande proximidade com outros poetas algarvios. Há um livro com a correspondência trocada com o poeta Manuel Madeira (1924 – 2016), também com vasta obra publicada e considerado um exemplo de coragem na forma como enfrentou a PIDE, intitulado: Cartas poéticas entre António Ramos Rosa e Manuel Madeira. Existiu grande proximidade também com Gastão Cruz (1941 – 2022) que foi muito atento à poesia de Ramos Rosa e à história da poesia portuguesa, que conhecia como poucos. 

No discurso proferido durante a cerimónia de inauguração da Biblioteca Municipal de Faro, em 2001, António Ramos Rosa terminou com estas palavras: “A minha vida culmina com o meu nome a esta casa” e brindou o auditório com um poema seu dedicado ao novo espaço. Conversei recentemente com a viúva de António Ramos Rosa, Agripina Costa Marques, também poeta, de 93 anos e de uma lucidez e simpatia imensas. 

Referiu a alegria com que o marido recebeu a homenagem, que considera merecida e acabámos a falar sobre o tempo da Censura. Estou a escrever sobre a Censura Literária no Estado Novo e fiquei a saber nesta conversa que o livro Poesia, Liberdade Livre foi inicialmente apreendido devido ao título, considerado suspeito. No entanto, a Comissão de Censura acabou por cancelar a apreensão por não ter encontrado nada de subversivo. 

Vale a pena ler a poesia de Ramos Rosa e visitar esta Biblioteca que está instalada num edifício de arquitectura revivalista neo-árabe de 1899, que foi construído para servir de matadouro municipal. 

A criação oficial da Biblioteca Municipal de Faro remonta a 1902, ano em que foram entregues à Câmara Municipal os primeiros 2000 volumes recolhidos, que ficaram instalados numa sala dos Paços do Concelho. 

Em 1943 todas as obras existentes foram registadas e adquiridos novos livros. Foi criada uma Biblioteca ao Ar Livre, na Alameda João de Deus (o mesmo lugar onde agora existe a Biblioteca Municipal de Faro). 

É um lugar privilegiado da cidade com diferentes espécies vegetais e algumas árvores centenárias, um lago, cisnes, pavões e tem entrada directa do jardim para a Biblioteca. 

A Biblioteca Municipal de Faro tem uma programação bastante activa com grande destaque para a poesia. De referir uma original iniciativa de 2019 designada “ler é o melhor remédio”, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), para distribuição de “receitas poéticas”, inclusive com a aparência de uma prescrição médica, recomendando ao utente a toma de poemas da autoria de diversos autores. 

Cito essa informação «A posologia das receitas indica que se deve “ler um poema de 12 em 12 horas” e, consoante o caso, a receita poderá contribuir “para melhorar o humor”, “para começar bem o dia”, “para combater a dor emocional” ou até “para ler a um amigo”. É também autorizada e aconselhada a visita à Biblioteca Municipal de Faro, que terá um livro para oferecer a todos os cidadãos que apresentem a “receita poética”.» 

“A Biblioteca fora de Portas” é outra iniciativa que leva as histórias até à Unidade de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. “Histórias contadas, sorrisos partilhados” um projecto de envelhecimento activo e saudável. 

Para além do “Encontro com Autores”, a Biblioteca tem a “Hora do Conto” tradicional, mas também a “Hora do Conto com Pais e Avós a contar histórias”, tem Cinema mensalmente e Visitas Guiadas. 

O mundo das bibliotecas e dos livros é fascinante, através deles viajamos, aprendemos, crescemos intelectualmente, ganhamos paz de espírito ou inquietação e tornamo-nos outras pessoas. 

As bibliotecas e a era digital 

Sabemos, no entanto, que novos desafios se colocam nestes tempos em que temos o écran na palma da mão. A era digital faz-nos pensar no futuro das bibliotecas e na forma de acolher os leitores. As bibliotecas são pilares a preservar, mas ao mesmo tempo há que integrar a era digital. 

Adaptando esta rubrica, escrita no Jornal, às novas tecnologias, posso adiantar que em breve incluirá imagem em movimento, ou seja, o leitor poderá acompanhar acontecimentos relevantes tais como a inauguração de uma biblioteca. 

Ser patrono de uma biblioteca é uma homenagem que muitas vezes é atribuída a título póstumo, mas quando essa honra é atribuída em vida vale a pena acompanhar o momento único desse patrono que ficará para sempre com o nome no exterior da biblioteca e para sempre na memória dos que o lêem. 

Para comemorar o Dia da Liberdade poderá acompanhar no dia 25 de Abril a atribuição do nome de um autor de relevância nacional a uma biblioteca portuguesa. Basta seguir o nome desta rubrica “Bibliotecofilia” nas Redes Sociais (Instagram ou Tiktok). 

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

*Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Programadora Cultural
[email protected]

Bibliotecofilia ou a paixão pelas Bibliotecas | Por Maria Luísa Francisco

O POSTAL DO DIA com Luís Osório | Por Maria Luísa Francisco

 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Ensino

Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab

16:05 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 4 de julho e reúne especialistas para ajudar jovens a escolher o percurso académico e profissional

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 16:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Últimas Notícias

  • “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
    “Como posso estar mais atento aos serviços públicos essenciais e reduzir despesas nas faturas?”
  • Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
    Podcast Universitário leva informação sobre cursos e emprego ao Faro Youth Lab
  • “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
    “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal