Viajar de avião pode ser uma experiência agradável, mas por vezes os imprevistos transformam o que deveria ser uma viagem tranquila num pesadelo. Voo atrasado, cancelamentos, recusas de embarque ou até bagagem extraviada são problemas que podem afetar qualquer passageiro. No entanto, muitos desconhecem que têm direitos bem definidos, nomeadamente ao abrigo da legislação europeia CE 261, que lhes permite receber compensações.
É exatamente aqui que a AirHelp, a maior empresa mundial dedicada à compensação por problemas em voos, entra em ação. Fundada por viajantes que sentiram na pele a frustração de lidar com perturbações aéreas, a sua missão é simples: ajudar os passageiros a conhecer e reclamar os seus direitos. Muitos não sabem que situações como um atraso significativo ou um cancelamento podem dar direito a compensações até 600 euros, e é precisamente por essa razão que esta informação é tão relevante para quem viaja.
Quando tem direito a compensação?
Ao abrigo da legislação europeia CE 261, se um voo for cancelado, atrasar mais de três horas ou houver recusa de embarque, pode estar elegível para uma compensação, desde que a responsabilidade seja da companhia aérea. São três os fatores determinantes:
- O voo partiu ou chegou à UE (ou numa companhia aérea da UE)?
- O atraso foi superior a 3 horas?
- A companhia aérea foi responsável pelo problema?
Se as respostas forem afirmativas, é bastante provável que possa reclamar até 600 euros. E, o melhor de tudo, mesmo que o voo tenha ocorrido até três anos atrás, ainda pode ser possível receber a compensação devida.
E os voos fora da Europa?
Não são apenas os voos dentro da União Europeia que dão direito a compensações. Passageiros que viajem de e para destinos fora da UE, em companhias aéreas europeias, também estão protegidos por esta legislação. Além disso, noutros destinos, como os Estados Unidos, existem legislações locais que oferecem compensações, principalmente em situações de recusa de embarque ou problemas com bagagens.
Atenção aos vales das companhias aéreas
Algo que muitos passageiros não sabem é que, ao aceitar um vale de uma companhia aérea para compensar um voo cancelado ou sobrelotado, podem estar a renunciar ao direito de reclamar uma compensação monetária. Nos EUA, por exemplo, em casos de recusa de embarque, o passageiro pode receber até 1350 euros. Na Europa, esse valor pode chegar até 600 euros. Por isso, pense duas vezes antes de aceitar um vale!
E se a bagagem se perder?
Se a sua bagagem se perder, chegar danificada ou com atraso, não perca a esperança. Graças à Convenção de Montreal, os passageiros têm o direito de reclamar uma compensação pelos danos financeiros causados. O importante é que o passageiro preencha um Relatório de Irregularidade de Bagagem ainda no aeroporto, para assegurar que o processo é iniciado de imediato.
Conheça e reclame os seus direitos
Uma das grandes missões da AirHelp é garantir que os passageiros conhecem os seus direitos e, com isso, podem reclamar aquilo a que têm direito. Estudos indicam que 85% dos passageiros aéreos da UE e 92% dos passageiros nos EUA desconhecem os seus direitos, deixando milhões de euros em compensações por reclamar todos os anos.
Portanto, da próxima vez que tiver um problema com o seu voo, lembre-se: não está desprotegido. A AirHelp, através da sua ferramenta de verificação de elegibilidade, pode ajudar a perceber se tem direito a uma compensação — e como reclamá-la.
Se sofreu algum problema nos últimos três anos com um voo, é altura de verificar se tem direito a receber até 600 euros de compensação.
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