A Free Now, empresa de serviços de mobilidade, contou com o dobro dos veículos elétricos a circular nas estradas portuguesas em 2021, e Lisboa destacou-se como a cidade com mais viagens realizadas por veículos elétricos em toda a operação europeia. Uma tecnologia que a marca vê, para já, como a mais promissora para os objetivos de descarbonização.
O salto de 99% no número de veículos elétricos da Free Now em Portugal é acompanhado de um aumento médio de 69% nas viagens de veículos deste tipo, comparando 2021 a 2020. Desta forma, os elétricos já pesam 15% na frota total desta marca. Em Lisboa, 13% do total dos veículos da frota é elétrico, no Porto são 19% e em Faro são 9%.
Na Europa, a subida no número de elétricos que compõem as frotas da Free Now foi mais exponencial – 199% – mas Bruno Borges, gestor na Free Now que apresentou estes dados contidos no relatório “Mobilidade como um Serviço 2022”, ressalva que Portugal já possuía uma base relevante.
Este crescimento da frota vai ao encontro do objetivo da empresa de ser neutra em emissões em 2030. “Agora acreditamos na eletrificação mas, daqui a uns anos, podemos incorporar o hidrogénio”, indica Bruno Borges, assinalando que a tecnologia desenvolve-se muito rapidamente e, como tal, as opções estão em aberto.
Questionado pelos jornalistas sobre a rede de carregamento elétrico em Portugal, Bruno Borges indica que “Portugal tem de fazer um esforço muito grande nos próximos anos”, no que toca a distribuir as estações de forma equitativa no espaço urbano.
Em 2021, apesar da pandemia, o número total de viagens da Free Now cresceu em toda a Europa (subiu mais de um terço). Em Portugal este crescimento foi de 39%, chegando aos 40% quando a análise incide apenas sobre os Táxi e TVDE.
O palavrão agora é “multimobilidade”
A mobilidade recorrendo a vários tipos de transportes diferentes, chamada multimobilidade, deverá ser um mercado de 300 mil milhões de euros até 2030, espera a Free Now. Segundo a mesma, 59% dos portugueses querem uma aplicação móvel (app) que reuna todos os meios de transporte, mas apenas 22% sabe que estas existem. Em 2021, o número de utilizadores que recorrem a mais de um tipo de veículo através da plataforma Free Now aumentou em 27%.
Atenta a esta tendência, a Free Now anuncia 10 novas parcerias a nível europeu para 2022, que lhe permitirão afirmar-se como a plataforma de multimobilidade com o maior número e variedade de veículos disponíveis para os utilizadores europeus.
“Na Europa, a médio prazo, não tenho dúvidas nenhumas que irão haver pacotes personalizados adequados às necessidades de cada um”, isto é, com o pagamento de um determinado número de horas ou viagens em diferentes transportes consoante a utilização de cada tipo cliente.
No final de contas, a mobilidade como um serviço é “extremamente importante” tendo em conta que 95% do tempo os carros particulares mantêm-se estacionados e, segundo as estimativas da Free Now, uma cidade com mobilidade puramente partilhada seriam necessários menos 90% dos veículos. Para atingir este objetivo é necessária uma “discriminação positiva dos meios de transporte sustentáveis”, acredita o mesmo gestor.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL