A PRIO é uma das primeiras empresas a suspender negócios com a Rússia. O CEO, Pedro Morais Leitão, prevê que o preço dos combustíveis poderá chegar quase aos três euros por litro até ao final do ano.
A escalada do preço dos combustíveis pode estar para durar e com a tendência para bater recordes impensáveis até há pouco tempo. As empresas de combustíveis não afastam as piores previsões.
O responsável assegura que nem os Estados, nem as gasolineiras estão a lucrar com a crise causada pela guerra na Ucrânia.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL
Combustíveis com preços históricos
Os preços dos combustíveis sofreram esta segunda-feira um novo e brutal aumento para o valor mais alto de sempre. O preço do gasóleo subiu mais de 13 cêntimos e da gasolina mais de 9 cêntimos. Estes valores já foram amortecidos por uma descida do imposto decretada pelo Governo, mas os condutores dizem que não é suficiente.
Em muitos postos de abastecimento, o gasóleo e a gasolina estão acima dos dois euros por litro.
Para mitigar as subidas constantes, o Governo alterou o autovoucher que passou de 5 euros para 20 euros, mas a medida também não tem surtido efeito na carteira de alguns portugueses.
O Governo já avisou que não irá hesitar em tomar mais medidas para travar o impacto dos preços dos combustíveis.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL