A referência para efetuar o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) através do multibanco está disponível exclusivamente no Portal das Finanças. Se não tiver acesso online, dirija-se a um Serviço de Finanças com os documentos de identificação pessoal e do seu veículo.
Com a ajuda do Economias vamos orientá-lo sobre como obter essa referência de pagamento online através do Portal das Finanças. Abra uma nova “janela” no seu navegador, acesse o Portal das Finanças utilizando as suas credenciais. Mantenha ambas as “janelas” lado a lado e siga as instruções fornecidas.
Siga agora todos os passos providenciados pelo Economias para conseguir pagar o IUC no multibanco:
- 1 – Selecione “Todos os Serviços”;
- 2 – Na lista à direita, encontre “IUC” e clique em “Entregar ano corrente”
- 3 – Selecione a categoria do veículo e clique em “Pesquisar”
Para efeitos de exemplificação, foi selecionado “Pesquisa Ligeiros e Motociclos”
- 4 – Selecione a sua matrícula e clique em “Emitir”
Nesta página, são apresentados o seu veículo ou a lista de veículos dos quais é proprietário. Para escolher a matrícula desejada, basta assinalar a caixa à esquerda da respetiva matrícula. Em seguida, clique em “Emitir” localizado mais abaixo, à esquerda, na mesma página:
- 5 – No quadro “Veículos por emitir”, clique em “Emitir para pagamento”
Ao visualizar a página atual, role para baixo até localizar o quadro intitulado “Veículos por emitir”. Pressione “Emitir para pagamento” para obter o documento contendo as informações necessárias:
- 6 – Clique em “Emitir” nesta janela que lhe surge
- 7 – No quadro de “Veículos emitidos”, clique em “Imprimir documento”
- 8 – Imprima e/ou grave no seu computador
O documento que precisa de guardar (ou imprimir) será exibido na barra inferior do seu computador com o nome “guiapagamentoIUC.pdf”. Encerre a sessão no Portal das Finanças. O processo está agora concluído.
Para guardar, clique com o botão direito do rato e selecione “Guardar como” ou utilize a seta no canto superior do ecrã do seu computador e escolha “Transferir/Download”.
O documento que irá obter terá uma estrutura semelhante a este (2 páginas), apresentando a referência para pagamento e o montante a ser pago:
No final da segunda página, encontra a representação da liquidação do imposto, incluindo as parcelas que o compõem:
Agora, tem a opção de efetuar o pagamento do IUC do seu automóvel através do multibanco, no seu banco/homebanking, nos CTT ou nas secções de cobrança dos Serviços das Finanças.
Importante notar que a referência multibanco para o pagamento do IUC fica disponível a partir do primeiro dia do mês anterior ao mês de aniversário da matrícula, sendo a data limite para pagamento o último dia do mês de aniversário da matrícula.
Com as informações que já dispõe, basta deslocar-se a uma caixa multibanco e seguir os seguintes passos providenciados pelo Economias:
- “Insira o seu cartão bancário na máquina.
- Marque o seu código pessoal.
- No menu principal que lhe surge, escolha ‘Pagamentos e outros serviços’.
- No écran seguinte, escolha ‘Estado e setor público’.
- No menu seguinte, escolha ‘Pagamentos ao Estado’.
- Depois, insira a referência multibanco do pagamento, constante do documento que retirou do Portal das Finanças (que lhe mostramos no passo 8). Terá que digitar 15 algarismos assinalados no seu documento como ‘referência para pagamento’ e, depois, confirme.
- Digite agora o valor a pagar que consta do mesmo documento e ‘confirme’.
- Guarde o talão comprovativo da operação”.
Leia também: Saiba como legalizar o seu carro importado sem pagar ISV