O novo Mercedes elétrico EQS 450+ conseguiu percorrer a Estrada Nacional 2, com o Clube Escape Livre ao volante, de Chaves até Faro, com uma única carga de bateria.
A experiência, concretizada no dia 16 de março, permitiu realizar uma viagem de 705 quilómetros – e não os 738 inicialmente estimados, porque algumas alterações à EN 2 retiraram quilómetros ao percurso -, sem necessidade de carregamentos.
Ao todo somaram-se 13 horas de condução, com temperaturas que, segundo a marca “desafiavam a capacidade das baterias, alguns obstáculos no percurso e um pano de fundo alaranjado devido às poeiras vindas do deserto do Saara”.
Um representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, acompanhou e certificou esta iniciativa, selando a tampa de carregamento, garantindo que não houve qualquer carregamento de bateria de Chaves até Faro.
Na chegada a Faro, a que assistiu o presidente executivo da Mercedes-Benz Portugal, Holger Marquardt, o EQS 450+ apresentava ainda 9% de carga de bateria e 83km de autonomia, “graças ao seu sistema de regeneração”, de acordo com a marca germânica.about:blank
Recorde-se que este novo modelo elétrico da Mercedes, em apenas 15 minutos ligado a um posto de carregamento rápido de corrente contínua até 200 kW, pode ficar habilitado para percorrer mais 300 quilómetros.
Desta vez não houve recarregamentos ao longo da EN 2 mas, importa referir que a Mercedes tem já disponíveis mais de 500.000 postos em 31 países, dos quais 200.000 estão espalhados pela Europa.
Embora o EQS pertença à mesma família do novo Classe S, o modelo agora apresentado utiliza uma arquitetura de veículo totalmente elétrico.
Na qualidade de veículo inteligente, o EQS integra até 350 sensores, em função do equipamento. Estes registam as distâncias, as velocidades e acelerações, as condições de iluminação, a precipitação e as temperaturas, a ocupação dos bancos bem como os movimentos das pálpebras do condutor ou a linguagem dos passageiros.about:blank
Por isso não se admire quando vir alguém entrar no novo elétrico da marca germânica, sentar-se em frente ao volante e, com um simples acenar de mão, ordenar à porta que se feche em seguida totalmente sozinha.
Todo este conjunto de informação é processado pelas unidades de controlo que, acionadas por algoritmos, tomam decisões à velocidade da luz. O novo EQS pode estender as suas capacidades com base em novas experiências, pois tem uma elevada capacidade de aprendizagem graças à inteligência artificial.
De acordo com a marca germânica, a experiência de som envolvente no EQS também contribui para uma mudança de paradigma de um modelo convencional para um veículo elétrico audível e, a partir de uma variedade de ‘paisagens sonoras’ permite uma configuração acústica personalizada.
O MBUX Hyperscreen é o destaque absoluto no interior do novo elétrico da Mercedes. Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamente de uma ponta a outra do tablier. Estão instalados três ecrãs atrás de um vidro de cobertura que aparentam formar uma única unidade.
As funções de entretenimento estão apenas disponíveis quando o veículo estiver a ser conduzido de acordo com a legislação específica do país. A Mercedes-EQ utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara: se a câmara detetar que o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro, a luminosidade do ecrã é automaticamente reduzida.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL