CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Que cuidados devo ter para dar os primeiros passos em produtos de investimento?“
A DECO INFORMA…
O mercado de investimentos atual tem centenas de opções de fácil acesso, rapidez nas transações e custos reduzidos. Estas são, claramente, benefícios para quem quer investir. Mas os desafios, sobretudos os riscos, acompanham essas vantagens.
É fundamental que os pequenos investidores, nomeadamente os que ponderam investir pela primeira vez, estejam bem informados dos seus direitos e munidos de conhecimentos que lhes permitam tomar decisões financeiras esclarecidas, conscientes e adequadas aos seus interesses. Esta consciência é crucial para o seu bem-estar, para a sua confiança no mercado, bem como para o desenvolvimento deste mercado e para a atividade económica.
É certo que investir não é apenas para milionários. Não existe um valor mínimo para se investir, devendo cada consumidor escolher as aplicações financeiras adequadas aos objetivos que definiu, não correndo riscos indesejados e encontrando a rentabilidade ajustada às suas expectativas.
Através de uma plataforma de investimento qualquer cidadão pode aceder ao mercado de capitais, mas aconselhamos a que, antes de tomar decisões de investimento, esclareça todas as dúvidas e aja cautelosamente:
- Procure informação ou esclarecimentos junto de fontes oficiais e fidedignas.
- Assegure-se sempre que a entidade com a qual está a ponderar estabelecer uma relação de investimento se encontra registada na CMVM.
- Informe-se sobre o funcionamento dos instrumentos financeiros em causa e os riscos envolvidos.
- Questione o prestador do serviço quanto ao responsável pela plataforma, aos mecanismos de funcionamento da plataforma e de formação dos preços, bem como quanto às comissões que serão cobradas.
- Esteja ciente de que rendibilidades relevantes acarretam normalmente riscos elevados, como seja o de perda da totalidade do capital investido.
A DECO sugere-lhe que consulte o Portal do Investidor, no site da CMVM, especialmente o espaço dedicado à era do investimento.
Leia também: As comissões bancárias vão ser limitadas nas plataformas de pagamento como o MB WAY?