O pagamento das pensões de dezembro pela Segurança Social, mês em que os pensionistas também recebem o subsídio de Natal, será antecipado para sexta-feira, dia 6 de dezembro. Esta informação foi enviada à agência Lusa, onde se recorda que o calendário estipulado ainda em 2023 previa o pagamento das pensões e outras prestações sociais para o dia 9 de dezembro.
Segundo uma fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, “o Governo vai antecipar o pagamento da pensão de dezembro, com o subsídio de Natal, para a próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro”.
Por norma, as pensões são processadas no dia 8 de cada mês. Contudo, se esta data coincidir com um feriado ou fim de semana, “o pagamento é feito no dia útil anterior ou no dia útil seguinte”, sendo garantido que não ultrapassará o dia 10. Segundo o Público, o mesmo acontece na época da Páscoa, sendo comum antecipar o pagamento das pensões devido aos feriados associados a esta altura. De forma semelhante, o mesmo aconteceu durante o feriado de 10 de junho, que coincidiu com o fim de semana em que se realizaram as eleições europeias, levando a um reorganizar do calendário de pagamentos.
No entanto, o calendário disponibilizado no site da Segurança Social indica que outras prestações, como o complemento solidário para idosos (CSI) e a prestação social para a inclusão (PSI), serão pagas no dia 9 de dezembro.
De acordo com o JN, o silêncio por parte do porta-voz do Governo manteve-se até esta quarta-feira dia 4 de dezembro, quando esta fonte oficial confirmou que contrariamente ao previsto as pensões não vão mesmo atrasar. O antecipar do pagamento será certamente um respirar de alívio para os mais de 3 milhões de pensionistas.
Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas