As acções técnicas são arrastadas para debaixo de água após um declínio bastante surpreendente da capitalização por mais de 100 mil milhões de dólares da empresa Google-parent Alphabet. Tudo aconteceu no meio do desapontamento com o recém-lançado chatbot Bard, apesar dos resultados decentes dos gigantescos ganhos da Internet há apenas alguns dias.
As receitas do segmento Alphabet cloud somaram quase 32% ao ano, ganhando o concurso com uma divisão semelhante da Amazon, o que constitui um forte paralelo às acções da Google aos olhos da comunidade do mercado.
De acordo com o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), a maioria dos investidores estava pronta a ignorar os números 11% mais baixos de lucro no trimestre recente, em comparação com o consenso médio dos analistas. A situação mudou drasticamente após o novo chatbot Bard de intelecto artificial do Google ter mostrado informação imprecisa num anúncio que a empresa utilizava para apresentar o novo produto.
Bard recebeu a entrada de pesquisa de “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb (JWST) posso dizer ao meu filho de 9 anos de idade”? Embora o chatbot tenha respondido com um conjunto de respostas correctas, uma delas sugeriu que o telescópio foi utilizado para tirar as primeiras fotografias de um planeta fora do sistema Solar, ou exoplanetas. Esta informação foi rapidamente provada como errada, uma vez que a primeira imagem deste tipo foi capturada pelo Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul em 2004, tal como confirmado pela informação oficial da NASA.
O anúncio tinha sido visto no Twitter mais de um milhão de vezes nas duas horas seguintes. Considerando que o Google tem sido um líder de confiança na tecnologia de pesquisa e navegação durante décadas, e apenas um dia antes da Microsoft partilhar os seus planos de integrar um chatbot rival no seu motor de busca para criar um desafio ao Google, o preço das acções do Google perdeu quase 8%.
O bug foi divulgado várias horas antes do lançamento em Paris, onde o CEO da Google, Prabhakar Raghavan, prometeu que os utilizadores aplicariam a ferramenta para interagir com a informação de “formas inteiramente novas”, e Bard foi apresentado como o futuro da empresa. Partilhou a opinião de que, utilizando métodos generativos de intelecto artificial, “o único limite para pesquisar será a sua imaginação”.
Como comentou mais tarde um porta-voz do Google, “isto realça a importância de um processo rigoroso de testes, algo que estamos a iniciar esta semana com o nosso programa de Teste de Confiança”, ao mesmo tempo que prometeu “combinar feedback externo com os nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard satisfazem uma barra elevada de qualidade, segurança e as últimas informações disponíveis no mundo real”.
Entretanto, a Walt Disney Co, sendo uma das 30 blue chips incluídas no índice Dow Jones Industrial Average, apresentou resultados trimestrais muito melhores do que o esperado. A Casa do Rato anunciou os seus ganhos de 99 cêntimos por acção sobre uma receita de 23,51 mil milhões de dólares, enquanto as sondagens dos analistas esperavam um lucro de 79 cêntimos por acção sobre uma receita de 23,43 mil milhões de dólares. Isto foi 230% mais do que apenas 30 cêntimos de rendimento nominal para os accionistas no terceiro trimestre de 2022 e apenas alguns cêntimos menos do que os três resultados trimestrais anteriores, o que poderia ser visto como um grande sucesso no ambiente actual.
As acções subiram quase 6% na negociação pré-mercado no dia seguinte, o que contribuiu grandemente para a recuperação dos principais índices, acredita o analista da TeleTrade. Combinado com uma série de saltos de trampolim em resposta à mensagem da Reserva Federal, isto levou o amplo equilíbrio do mercado à neutralidade, mantendo a maior incerteza antes do final de mais uma semana tempestuosa.
Renúncia de responsabilidade:
As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos e educativos, não se destinam a servir de oferta ou solicitação para a compra ou venda de qualquer instrumento financeiro e não representam uma recomendação ou conselho de investimento por parte da TeleTrade. O conteúdo fornecido é genérico sem ter em conta objectivos individuais de investimento ou situação financeira.
O material publicado não foi preparado de acordo com os requisitos legais destinados a promover a independência dos estudos de investimento e não está sujeito a qualquer proibição de negociação antes da divulgação dos estudos de investimento.
A confiança indiscriminada em material ilustrativo ou informativo pode conduzir a perdas. O desempenho passado ou simulado no passado não é um indicador fiável de resultados futuros e os indicadores de previsão não são um guia fiável para o desempenho futuro.
Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade