Totalmente remodelado num edifício centenário na zona da Barreta, em Olhão, o Restaurante “O Galo Barreta” abriu há cerca de um mês e está a ter o maior sucesso.
Da experiência adquirida em espaços do sector da restauração como o Terra i Mar, na Ilha do Farol, na região do Douro, na cidade do Porto, e mais recentemente como chefe de cozinha do “Petiscais”, em Olhão, David Monteiro decidiu assumir o seu próprio projeto com alguns amigos, profissionais da área.
Imprimiu um ambiente minimalista e intimista à casa, onde não falta um bom som de jazz e soul enquanto a cozinha apura os sabores mediterrânicos, recorrendo sempre aos produtos frescos locais desde os legumes ao peixe, às amêijoas, lingueirão, cavacos, bruxas, na generalidade tudo apanhado na nossa Ria Formosa!
David não deixa de realçar que nada do que sai da sua cozinha é processado e, exemplo disso, são os muitos caldos de legumes e de peixe bem como os xaropes de açúcar e de mel que vai confecionando.
A ementa do dia é sempre diferente consoante aquilo que a lota tem para oferecer, um dia com mais corvina ou dourada outro dia pode ter robalo e pargo! O mesmo se passa com os legumes da época, que tanto podem ser servidos crus em saladas, como salteados assim como a batata gratinada no forno, arroz, risottos, feijão, entre outros.
Mas nem só de peixe vive o “Galo” pois o chef é amante de carne e trouxe uma novidade para a mesa que faz as delícias dos clientes; a Posta Barrosã e a Posta à Maronesa, cujos sabores ficam na memória de quem prova. A qualidade, diz David Monteiro é a maior preocupação que tem desde que adquire os produtos até os colocar na mesa!
Não esquecidos, nesse grau de exigência, estão também os vinhos que selecionou, procurando ter exemplares de todas as regiões do país, nomeadamente algarvios, a escolha recaiu mais para os vinhos do Alentejo. As sangrias e os cocktails também fazem parte do menu e não deixam ninguém indiferente.
Uma refeição destas que se preze, tem de ser selada por um doce e as deliciosas sugestões são um crumble de maçã com Vinho do Porto, uma mousse de caramelo salgado de sifão ou ainda um carpaccio de ananás em calda de especiarias e gelado.
É conveniente fazer reserva antes de se deslocar ao “Galo Barreta”, que fica na Rua da Gazeta, nº 7, junto ao Mercado Municipal de Olhão, com capacidade para 35 pessoas dentro do restaurante e no exterior outros tantos!
O contacto telefónico é 912 972 958 ou através da página de facebook, instagram ou pelo tripadvisor, sendo que o horário de funcionamento é das 11:30 às 16:00 e das 18:30 às 23:30/00:00, com folgas à quarta-feira todo o dia e quinta ao almoço!
O proprietário deixa aqui o convite para virem apreciar!