Atualmente trabalham onze mulheres num universo de 105 táxis na Taxis Albufeira. Nos últimos 10 anos esse número duplicou, segundo refere o website da Taxis Albufeira.
Estas mulheres partilham as suas histórias e destacam que o que mais as chamou para a profissão foi “o gosto pela condução, o sentido de liberdade, a interação com pessoas diferentes todos os dias, uns de Albufeira e outros que estão na cidade de férias”.
Salientam ainda o facto de não ser uma profissão monótona, ainda que marcada pela sazonalidade da época turística do Algarve.
Oiça aqui a opinião sobre como é ser mulher e motorista nos dias de hoje:
Destacam o orgulho que sentem ao oferecer um serviço profissional e de qualidade, bem como a satisfação de contribuir para a comunidade de Albufeira. Além disso, enfatizam a importância de se adaptarem às necessidades e preferências dos passageiros, garantindo uma experiência segura e confortável para todos.
Apesar de enfrentarem desafios ocasionais, estas mulheres motoristas estão determinadas em fazer a diferença. Acreditam que ser mulher não limita as suas capacidades como motoristas, mas sim traz uma perspetiva única e uma abordagem empática para a profissão.
A Taxis Albufeira diz sentir orgulho em “ter estas mulheres incríveis na sua equipa, que estão a quebrar barreiras e desafiar estereótipos. Comprometemo-nos a apoiar e promover a igualdade de oportunidades, reconhecendo que o talento e a competência não têm género”.
A Taxis Albufeira salienta ainda que vai continuar a incentivar e acolher mais mulheres na profissão de motorista de táxi, “criando um ambiente inclusivo e oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional”.