As moedas de cêntimos são, para muitos, um verdadeiro incómodo. Pesam na carteira, ocupam espaço e, por vezes, são recusadas em máquinas automáticas e até em caixas de supermercado. No entanto, estas pequenas moedas, desprezadas por uns, podem revelar-se úteis ou até valiosas. Se tem várias moedas de cêntimos acumuladas em casa e não sabe o que fazer com elas, trazemos-lhe algumas sugestões práticas para as aproveitar da melhor forma.
As moedas de cêntimos: pequenas, mas com valor
É comum acumularmos moedas de 1, 2 e 5 cêntimos, que acabam esquecidas em potes ou bolsos. Embora muitos países europeus, como a Finlândia e a Irlanda, já tenham deixado de usar moedas de 1 e 2 cêntimos, em Portugal estas continuam a circular. Ainda que pequenas e pouco apreciadas, representam dinheiro e podem ser mais úteis do que imagina.
Além disso, algumas moedas de cêntimos podem até ter valor no mercado de colecionadores. “Dependendo do ano e local de emissão, algumas podem valer um bom dinheiro.” Por exemplo, uma moeda de 1 cêntimo cunhada em Itália com o tamanho errado foi vendida em leilão por mais de seis mil euros. Portanto, vale a pena verificar se entre as suas moedas não existe uma raridade que possa ser um verdadeiro tesouro.
Se é entusiasta de numismática ou tem curiosidade sobre o valor das moedas que possui, pode recorrer a sites especializados, como Moedas Portuguesas ou LusoNumismatix, onde encontrará informações detalhadas sobre moedas nacionais. Grupos de Facebook como Numismática Portugal também são boas opções para obter ajuda e avaliação.
Como se livrar das moedas de cêntimos
Caso não tenha em mãos uma moeda rara e pretenda simplesmente livrar-se das moedas acumuladas, há várias formas de o fazer, de forma prática e útil:
- Poupe-as: Coloque as moedas que sobrarem diariamente num mealheiro. Ao fim de alguns meses, pode ter uma poupança considerável que poderá usar para uma compra extra ou para contribuir para as suas próximas férias. O hábito de poupar pequenas quantias pode fazer uma diferença agradável no orçamento.
- Troque no Banco de Portugal: Se tem uma grande quantidade de moedas de cêntimos, a melhor opção para as trocar por notas é dirigir-se ao Banco de Portugal. Ao contrário dos bancos comerciais, onde muitas vezes são aplicadas comissões para este tipo de troca, no Banco de Portugal poderá fazê-lo sem custos.
- Utilize-as para pagamentos diários: Pague com moedas de cêntimos as compras pequenas do dia-a-dia, como o pão, o café ou o jornal. Pequenos pagamentos são uma forma prática de ir escoando as moedas sem que o peso delas se acumule.
- Use-as em máquinas automáticas: Máquinas de venda automática e parquímetros aceitam frequentemente moedas de 5 cêntimos. Ao utilizá-las nestas ocasiões, estará a reduzir gradualmente o número de moedas na sua posse.
- Aproveite as caixas self-service: Nos hipermercados com caixas automáticas, é comum estas aceitarem moedas de 1 e 2 cêntimos. Esta é uma maneira eficaz de se desfazer delas sem grandes transtornos.
- Educação financeira para os mais novos: As moedas pequenas podem servir para ensinar às crianças o valor do dinheiro. Pode criar atividades em casa que envolvam contar, classificar ou trocar essas moedas, iniciando-os assim na educação financeira desde cedo.
As moedas de cêntimos: um pequeno grande valor
Apesar de muitas vezes subestimadas, as moedas de cêntimos podem ser aproveitadas de formas inteligentes e úteis. Seja para poupança, para pagamentos diários ou até para ensinar as crianças sobre dinheiro, estas pequenas moedas têm o seu valor. E quem sabe, pode até ter uma verdadeira raridade em mãos que vale mais do que o seu peso em cobre.
Seja qual for o seu destino, o importante é dar-lhes a devida utilidade e evitar que continuem a pesar na carteira. Afinal, cêntimo a cêntimo, também se fazem grandes quantias.
Leia também: 10 moedas de 50 cêntimos de euro valiosas. Tem alguma na carteira?