O Município celebrou com a APTAV – Associação de Armadores e Pescadores de Tavira um protocolo de colaboração com vista a apoiar a atividade desta associação, por considerar “a importância do setor das pescas na atividade económica do concelho de Tavira e o facto deste ser um meio de vida e sobrevivência de muitas famílias”.
Esta associação de armadores e pescadores desenvolve a sua ação tendo por base a defesa dos interesses da sua classe, mantendo o contacto e as ligações com as estruturas nacionais e internacionais do setor com vista a recolher ensinamentos, assim como criar condições de trabalho, higiene, segurança e apetrechamento das embarcações.
Neste sentido, a APTAV demonstra uma participação ativa e interessada na defesa dos legítimos direitos e aspirações da sua comunidade profissional, nomeadamente, ao nível da inovação, competitividade e afirmação nacional.
A autarquia, ciente do trabalho levado a cabo por esta coletividade e considerando ser do interesse municipal apoiar o prosseguimento e desenvolvimento das suas funções, disponibiliza um apoio anual de 12 mil euros como forma de contribuir para as despesas relacionadas com a dinamização das atividades de pesca do concelho.
Neste âmbito, compete à APTAV manter a atividade da associação de armadores e captar membros para o associativismo; contribuir com o conhecimento, os meios humanos, técnicos e materiais para a dinamização de iniciativas; colaborar com o Município de Tavira na organização de eventos promovidos neste domínio e fomentar ações de sensibilização sobre práticas ambientais junto dos associados.
Câmara de Tavira homenageou pescadores
Recorde-se que o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tavira recebeu no passado dia 31 de maio uma sessão solene de reconhecimento aos pescadores locais, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador.
João Eduardo Branquinho Fialho Viegas (Cabanas de Tavira), Eduardo José Vitorino Carmo (Luz de Tavira), Joaquim Eugénio de Jesus Mestre (Santa Luzia) e José Fernando Mangas Melita (Tavira) são os distinguidos deste ano.
A autarquia comemorou, uma vez mais, esta data com o intuito de “enaltecer a profissão e reconhecer a importância que este setor representa na economia local, regional e nacional”.