Os números de MrBeast prestam-se a comparações: com 90 milhões de seguidores nas redes sociais, o jovem americano tem uma audiência total superior ao número de habitantes do país mais populoso da União Europeia (a Alemanha com 83 milhões de habitantes). Se fosse uma celebridade da TV e do cinema, os 54 milhões de dólares (47 milhões de euros) que amealhou em 2021 seriam suficientes para superar Kim Kardashian ou Angelina Jolie. E mesmo que todos os 7,7 mil milhões de humanos visitassem um dos endereços que gere ainda faltaria gente para chegar aos 10 mil milhões de visualizações que ostenta na atualidade.
O que faz MrBeast? É o novo líder da lista de youtubers que mais faturaram em 2021, refere a Forbes. A denominação youtuber remete para apresentadores, celebridades, especialistas temáticos ou apenas pessoas com queda para o entretenimento que usam as redes sociais para criar os seus próprios conteúdos.
Todos os 10 youtubers que a Forbes apresenta como os que mais faturaram em 2021 já passaram para lá das fronteiras do próprio YouTube (que pertence ao mesmo grupo do Google) e produzem ou revendem conteúdos para outras plataformas, como Twitch, Snap, Instagram, TikTok, serviços de podcast variados, venda de adereços e brindes (merchandising), séries de ficção, e um sem número de outras atividades que têm publicidade e patrocínios como pano de fundo.
MrBeast é o “nome de guerra” escolhido por Jimmy Donaldson para os canais que vai explorando em diferentes plataformas com desafios ousados e nem sempre recomendáveis – como as réplicas da série Squid Game ou a experiência que o levou a passar 50 horas literalmente enterrado. Para a chegada ao primeiro lugar, terá contribuído o facto de este youtuber de 23 anos ter duplicado o número de visualizações em 2021.
No Top 5 dos youtubers mais valiosos de 2021, é possível encontrar no segundo lugar Jake Paul, pugilista que não perde uma oportunidade de mostrar que consegue ganhar a lutadores conceituados – até chegar aos 45 milhões de dólares (39,4 milhões de euros), depois de uma quebra de popularidade resultante do facto de ter feito filmagens num bosque japonês conhecido por atrair suicidas.
O terceiro lugar da Forbes foi atribuído a MarkPlier (Mark Fischbach), que é hoje o mais prolífero representante da longa linhagem de youtubers especializados em videojogos. E terá faturado cerca de 38 milhões de dólares (33 milhões de euros) em 2021.
O quarto lugar foi atribuído não a um, mas sim a dois youtubers: Rhett McLaughlin e Charles Link criaram precisamente a dupla Rhett and Link com sessões de comédia e logo diversificaram o negócio com a compra de um canal no YouTube, e ainda lançaram uma aceleradora que investe noutros youtubers. Em 2021 os dois comediantes terão faturado mais de 30 milhões de dólares (26,2 milhões de euros) – e esse indicador foi suficiente para superar Unspeakable, um estreante neste top 10, que faturou mais de 28,5 milhões de dólares (24,9 milhões de euros) em 2021 a fazer apresentações e demonstrações de videojogos.
Segundo a Forbes, os 10 youtubers mais valiosos terão movimentado mais de 300 milhões de dólares (262 milhões de euros) em 2021. Metade destas receitas provém diretamente da publicidade – e o valor total reflete mesmo um crescendo de 40% face a 2020. O que pode ser encarado como um crescendo de popularidade, ou de valorização das audiências captadas na Internet.
Mas há outros dados. A youtuber mais nova deste ranking dá pelo nome de Nastya, e tem sete anos de idade. É detentora da sexta posição e, no ano transato, chegou aos 28 milhões de dólares (24,5 milhões de euros) de faturação com vídeos e atividades que revelam como ocupa o dia-a-dia – e até já tem versões dobradas em português do Brasil. Será Nastya demasiado nova para liderar um negócio?
Uma outra criança também figura na lista: Ryan Kaji em 2021 desceu para o sétimo lugar do ranking, mas em 2020 chegou a liderar com análises e testes que vai fazendo aos vários brinquedos. Tem 10 anos – mas trabalha para a ciberpopularidade desde os quatro anos de idade. Em 2021 faturou 27 milhões de dólares (23,6 milhões de euros).
No oitavo lugar da lista está o quinteto Dude Perfect (Coby Cotton, Cory Cotton, Garrett Hilbert, Cody Jones e Tyler Toneyse), com uma faturação de cerca de 20 milhões de dólares (17,5 milhões de euros).
No 9º lugar surge novamente um apelido já referido neste ranking: Logan Paul, irmão de Jake Paul que também viu a imagem pessoal afetada por filmagens de mau gosto no Japão. Os canais que criou têm, igualmente, a temática dos desportos de luta e até já contaram com a participação do campeão de boxe Floyd Mayweather num combate de demonstração. Sobre a faturação de 2021, terá declarado cerca de 18 milhões de dólares (15,7 milhões de euros) – entre os quais provavelmente se encontram a estreia nos tokens não fungíveis (conhecidos por NFT) que terão valido mais de cinco milhões de dólares (4,3 milhões de euros).
A fechar o ranking dos 10 youtubers que mais faturaram em 2021 encontra-se Preston Arsemen, que conta com vários canais especializados na demonstração e testes de videojogos. Faturou 16 milhões de dólares (14 milhões de euros) em 2021.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL