Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Luís Montenegro a discursar.
Luís Montenegro a discursar. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Lembra-se disto? Em 2022 Montenegro pediu a António Costa redução do IVA dos combustíveis para 6%: “Faça-o agora, porque é agora que as pessoas precisam”

Quando estava na oposição, Luís Montenegro desafiou António Costa a reduzir temporariamente para 6% o IVA dos combustíveis

19:20 22 Setembro, 2026 19:15 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quatro anos separam duas posições de Luís Montenegro sobre a forma de aliviar o peso dos combustíveis no orçamento dos portugueses. Em 2022, enquanto líder da oposição, pediu uma redução temporária do IVA para 6%. Em 2026, já como Primeiro-Ministro, rejeita baixar este imposto.

A declaração de 2022 voltou agora ao debate político, numa altura em que os preços dos combustíveis estão novamente no centro das atenções e PS e Chega defendem uma redução do IVA.

“Baixe o IVA […] dos combustíveis para 6%”

A 4 de setembro de 2022, no encerramento da Universidade de Verão do PSD, Luís Montenegro dirigiu um desafio ao então Primeiro-Ministro António Costa.

“Que seja amanhã. Baixe o IVA da energia, da eletricidade, do gás, dos combustíveis para 6%. Faça-o transitoriamente mas faça-o agora, porque é agora que as pessoas precisam”, afirmou Montenegro. A declaração continua disponível numa publicação oficial do PSD dessa data.

Na altura, Portugal atravessava igualmente um período marcado pela subida do custo da energia e dos combustíveis. Montenegro argumentava que a redução dos impostos deveria ser utilizada para aliviar de imediato os encargos das famílias.

O Governo de António Costa não aplicou a redução do IVA para 6%. Optou, porém, por reduzir o ISP de forma a produzir um efeito equivalente a uma descida do IVA de 23% para 13%, além de compensar através do ISP a receita adicional de IVA provocada pela subida dos preços.

Governo de Montenegro prefere mexer no ISP

A posição atual é diferente. Perante a nova subida dos combustíveis, o Governo liderado por Luís Montenegro não pretende reduzir diretamente a taxa de IVA.

O Executivo tem optado por devolver a receita adicional de IVA através de uma redução do ISP. Segundo informação oficial do Governo publicada a 7 de setembro, o desconto em vigor representa 23 cêntimos por litro, já considerando o IVA, tanto no gasóleo como na gasolina.

O Governo argumenta que desta forma consegue devolver aos consumidores a receita fiscal adicional provocada pela subida dos preços sem alterar a taxa de IVA.

A diferença entre a posição defendida em 2022 e a opção atual foi recuperada pelo Polígrafo. O jornal de verificação de factos classificou como verdadeira a alegação de que Montenegro defendia, enquanto estava na oposição, uma redução temporária do IVA dos combustíveis que o Governo que atualmente lidera não pretende aplicar.

O que mudou em quatro anos?

Há, portanto, uma diferença objetiva entre as medidas defendidas nos dois momentos. Em setembro de 2022, Montenegro pediu diretamente a António Costa que reduzisse temporariamente o IVA dos combustíveis para 6%.

Em 2026, o Executivo de Montenegro mantém a taxa de IVA e escolhe atuar através do ISP, defendendo que a receita adicional obtida com o IVA devido à subida dos preços é devolvida desta forma aos consumidores.

A discussão regressou entretanto ao Parlamento, com propostas para baixar o IVA dos combustíveis. O Governo rejeita essa solução e sustenta que uma redução adicional de impostos desta dimensão teria consequências relevantes nas contas públicas.

Quatro anos depois da frase “faça-o agora, porque é agora que as pessoas precisam”, a opção fiscal é, assim, diferente: Montenegro defendia uma redução direta e temporária do IVA para 6% quando estava na oposição; enquanto Primeiro-Ministro, mantém a taxa de IVA e utiliza o ISP como mecanismo de compensação.

Leia também: Transportador algarvio lança petição contra exclusão de apoio aos combustíveis

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Lembra-se disto? Em 2022 Montenegro pediu a António Costa redução do IVA dos combustíveis para 6%: “Faça-o agora, porque é agora que as pessoas precisam”

19:20 22 Setembro, 2026 19:15 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando estava na oposição, Luís Montenegro desafiou António Costa a reduzir temporariamente para 6% o IVA dos combustíveis

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Nacional

Sismo de magnitude 2,7 sentido em vários concelhos: epicentro foi a 8 quilómetros do Cadaval

19:40 22 Setembro, 2026 19:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O IPMA indica que não há registo de danos pessoais ou materiais relacionados com o sismo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Banhos Islâmicos de Loulé.
Algarve Cultura

Já esteve nesta cidade no Algarve? Debaixo de uma casa ‘esconde-se’ um espaço que não existe em mais nenhum ponto de Portugal

16:10 22 Setembro, 2026 12:45 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Descoberta feita em Loulé revelou um complexo do século XII que permanece como o único hammam islâmico arqueologicamente documentado no país

Algarve Mundo Nacional

Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração

18:40 22 Setembro, 2026 18:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro soma 166.124 estrangeiros e é o quarto do país com maior número de residentes de outras nacionalidades

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Ensino Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Algarve Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Lembra-se disto? Em 2022 Montenegro pediu a António Costa redução do IVA dos combustíveis para 6%: “Faça-o agora, porque é agora que as pessoas precisam”

19:20 22 Setembro, 2026 19:15 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando estava na oposição, Luís Montenegro desafiou António Costa a reduzir temporariamente para 6% o IVA dos combustíveis

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Nacional

Sismo de magnitude 2,7 sentido em vários concelhos: epicentro foi a 8 quilómetros do Cadaval

19:40 22 Setembro, 2026 19:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O IPMA indica que não há registo de danos pessoais ou materiais relacionados com o sismo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Banhos Islâmicos de Loulé.
Algarve, Cultura

Já esteve nesta cidade no Algarve? Debaixo de uma casa ‘esconde-se’ um espaço que não existe em mais nenhum ponto de Portugal

16:10 22 Setembro, 2026 12:45 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Descoberta feita em Loulé revelou um complexo do século XII que permanece como o único hammam islâmico arqueologicamente documentado no país

Algarve, Mundo, Nacional

Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração

18:40 22 Setembro, 2026 18:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro soma 166.124 estrangeiros e é o quarto do país com maior número de residentes de outras nacionalidades

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Ensino, Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Algarve, Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Últimas Notícias

  • Sismo de magnitude 2,7 sentido em vários concelhos: epicentro foi a 8 quilómetros do Cadaval
    Sismo de magnitude 2,7 sentido em vários concelhos: epicentro foi a 8 quilómetros do Cadaval
  • Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera
    Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera
  • Lembra-se disto? Em 2022 Montenegro pediu a António Costa redução do IVA dos combustíveis para 6%: “Faça-o agora, porque é agora que as pessoas precisam”
    Lembra-se disto? Em 2022 Montenegro pediu a António Costa redução do IVA dos combustíveis para 6%: “Faça-o agora, porque é agora que as pessoas precisam”
  • Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração
    Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração
  • Organização Mundial da Saúde deixa alerta: fenómeno climático ganha força e há riscos para a saúde nos próximos meses (atenção aos mosquitos)
    Organização Mundial da Saúde deixa alerta: fenómeno climático ganha força e há riscos para a saúde nos próximos meses (atenção aos mosquitos)

Opinião

  • Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
    Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
  • Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
    Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
    Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
  • Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
    Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento