Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Casal de idosos a analisar papéis.
Casal de idosos a analisar papéis. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Herança por dividir: um herdeiro pode passar a decidir vender casa herdada sem acordo dos outros

Governo quer alterar regras das heranças indivisas para desbloquear bens parados há anos: proposta prevê que um herdeiro possa iniciar venda

11:50 15 Março, 2026 11:28 15 Março, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um único herdeiro poderá passar a iniciar o processo de venda de um imóvel herdado mesmo sem o acordo dos restantes familiares. A mudança faz parte de uma proposta aprovada em Conselho de Ministros que pretende resolver um problema antigo em Portugal: as chamadas heranças indivisas que permanecem bloqueadas durante anos por falta de consenso entre herdeiros. De acordo com o Ekonomista, o objetivo é criar um mecanismo que permita desbloquear milhares de casas e terrenos que continuam parados por causa de disputas familiares.

A medida prevê a criação de um processo especial para a venda de imóveis que fazem parte de heranças ainda não partilhadas. Segundo explica a mesma publicação, este procedimento poderá ser acionado quando, passados dois anos após a aceitação da herança, os herdeiros continuarem sem chegar a acordo sobre a divisão dos bens.

Na prática, a alteração representa uma mudança relevante na lógica atual do sistema. Até agora bastava que um herdeiro discordasse da partilha para que todo o processo ficasse bloqueado. Com as novas regras, poderá passar a bastar a iniciativa de um único herdeiro para avançar com a venda de um bem da herança.

Um novo mecanismo para resolver impasses

O diploma aprovado pelo Governo cria um procedimento específico para lidar com situações em que a herança permanece indivisa durante longos períodos. De acordo com o Ekonomista, quando um herdeiro decidir avançar com o processo terá de apresentar uma avaliação do imóvel em causa. Os restantes herdeiros poderão responder com avaliações alternativas, criando assim uma base de comparação para o valor do bem.

O objetivo é estabelecer um ponto de partida claro para a venda ou divisão do património, evitando que a falta de acordo continue a bloquear o processo durante anos. Segundo a mesma fonte, o diploma inclui também instrumentos destinados a resolver conflitos entre herdeiros sem necessidade de recorrer sempre aos tribunais.

Entre essas soluções está a arbitragem sucessória, uma alternativa ao processo judicial tradicional. Este mecanismo pode permitir decisões mais rápidas e, em alguns casos, menos dispendiosas para as famílias envolvidas.

Salvaguardas continuam previstas

Apesar das alterações previstas, o Governo sublinha que a reforma não permitirá forçar a venda de imóveis em qualquer circunstância. De acordo com o Ekonomista, continuam a existir proteções legais para situações consideradas mais sensíveis. Entre elas estão os casos em que estejam envolvidos menores ou quando o imóvel corresponda à habitação permanente de família.

Estas salvaguardas procuram garantir que a nova regra não cria situações de injustiça ou pressão indevida sobre determinados herdeiros. Ao mesmo tempo, a proposta pretende resolver um problema que há décadas marca muitas famílias portuguesas.

Uma casa herdada por vários irmãos ou familiares pode facilmente transformar-se num impasse prolongado. Basta que um deles não concorde com a venda ou com a partilha para que todo o processo fique parado.

O que é uma herança indivisa

A herança indivisa corresponde ao período que decorre entre a morte de uma pessoa e a divisão formal do património entre os herdeiros.

Durante esse período, todos os bens pertencem juridicamente à herança como um todo. Nenhum herdeiro é proprietário de um bem específico, possuindo apenas uma quota sobre o conjunto do património.

Segundo explica o Ekonomista, imagine-se três irmãos que herdam uma casa. Enquanto a partilha não for formalizada, nenhum deles é dono da casa em exclusivo. Todos possuem apenas uma fração da herança e qualquer decisão sobre o imóvel exige o acordo de todos.

Se um dos herdeiros discordar, o processo pode ficar bloqueado. Com o passar do tempo, a situação pode tornar-se ainda mais complexa. Os herdeiros originais acabam por falecer e as quotas passam para filhos e netos, multiplicando o número de titulares. Em alguns casos, um único imóvel pode acabar dividido entre dezenas ou até centenas de herdeiros.

Um problema com impacto no mercado de habitação

Os números citados pelo Governo mostram a dimensão do fenómeno em Portugal. De acordo com o Ekonomista, estima-se que existam centenas de milhares de casas devolutas associadas a heranças indivisas.

A estas juntam-se cerca de 3,4 milhões de prédios rústicos integrados em heranças por resolver, o que corresponde a aproximadamente um terço de todos os terrenos rústicos existentes no país. Existem ainda cerca de 250 mil habitações em boas condições que não estão disponíveis para venda ou arrendamento.

A estas somam-se cerca de 130 mil casas que necessitam de obras de recuperação. No total, poderão existir perto de meio milhão de imóveis que poderiam estar a ser utilizados, mas permanecem vazios.

Segundo explica o Ekonomista, a reforma pretende precisamente libertar parte deste património para o mercado, contribuindo para aumentar a oferta de habitação. Ao mesmo tempo, o Governo acredita que facilitar a resolução de heranças indivisas pode ajudar a melhorar a gestão de terrenos abandonados e reduzir riscos associados ao abandono de propriedades.

A proposta deverá agora ser discutida com os partidos com assento parlamentar e poderá ser aprovada definitivamente nas próximas semanas.

Leia também: Tem uma herança por dividir? Governo prepara novas regras para evitar partilhas bloqueadas durante anos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Algarve Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Algarve Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Algarve Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Algarve Desporto

Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

17:40 1 Junho, 2026 17:38 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta natural de Albufeira conquistou o ouro mundial com um salto de 8,46 metros e estabeleceu um novo recorde nacional

Europe Direct Algarve Opinião

Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro

07:30 29 Maio, 2026 16:19 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Burgas mobilizou criadores e instituições internacionais para preparar candidatura a Capital Europeia da Cultura 2032

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão média de velhice sobe e este é o novo valor

12:01 1 Junho, 2026 11:54 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 2025, a pensão média de velhice subiu e a idade de reforma continua a aumentar entre os funcionários públicos

Algarve, Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve, Cultura

Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano

07:20 2 Junho, 2026 07:27 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de junho e julho reúne dança, teatro, música, cinema e ópera, com nomes de referência da cultura nacional

Algarve, Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Mulher a conduzir de chinelos. Crédito: Foto AI
Nacional

Verão à porta: saiba se ainda pode conduzir de chinelos ou descalço em 2026

18:00 1 Junho, 2026 17:00 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores voltam a perguntar se podem conduzir de chinelos em Portugal com a chegada do calor

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve num evento de entrada gratuita e com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 13:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada gratuita e presença de Noah Monteiro

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Algarve, Cultura

Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho

18:36 1 Junho, 2026 18:36 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa decorre todos os domingos de junho e junta artistas musicais e marchas populares da região

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Algarve, Desporto

Gerson Baldé homenageado em Albufeira após conquistar ouro mundial

17:40 1 Junho, 2026 17:38 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta natural de Albufeira conquistou o ouro mundial com um salto de 8,46 metros e estabeleceu um novo recorde nacional

Europe Direct Algarve, Opinião

Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro

07:30 29 Maio, 2026 16:19 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Burgas mobilizou criadores e instituições internacionais para preparar candidatura a Capital Europeia da Cultura 2032

Últimas Notícias

  • Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve
    Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
    Vera Mantero, Teatro São Carlos, PAUS e cinema italiano passam pelo Cineteatro Louletano
  • Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
    Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira
  • Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
    Música e marchas populares animam os domingos de junho em Moncarapacho
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

Opinião

  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal