A The Navigator Company anunciou que está a cooperar com um conjunto de entidades para “a implementação do projeto de smart packaging Gela, um rótulo à base de fibras de celulose que contribui para uma redução significativa do tempo necessário para refrescar bebidas no frigorífico”.
Com a nova tecnologia Gela, desenvolvida pelo Laboratório Colaborativo AlmaScience, do qual a Navigator é um dos associados fundadores, “12-15 minutos é o tempo necessário para que uma bebida fique à temperatura ideal – um período cerca 50% menor ao obtido com os métodos convencionais que têm de lidar com a baixa condutividade térmica do vidro”, revela a papeleira .
Trata-se de “uma inovação que, não só demonstra a viabilidade de soluções disruptivas para rótulos e embalagens com controlo térmico, como também abre caminho para futuras aplicações que envolvem a redução do tempo para congelamento de produtos”.
A tecnologia e a sua demonstração em protótipos para rotulagem está a ser desenvolvida ao abrigo da Agenda “From Fossil to Forest”, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Next Generation EU.
O consórcio, liderado pela The Navigator Company, conta com 27 parceiros em diferentes áreas de trabalho, entre os quais o Laboratório Colaborativo AlmaScience – que, além do rótulo GELA, é responsável pelo desenvolvimento de outras soluções para controlo de temperatura baseadas em celulose -, em parceria com o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e o Grupo Superbock.
Com um investimento global de 103 milhões de euros, dos quais 80 milhões se destinam a Investimento Produtivo e 23 milhões a Investigação & Desenvolvimento, a Agenda Mobilizadora “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil vem confirmar e reforçar o valor acrescentado da floresta de eucalipto para a economia nacional”.
O projeto Gela é, assim, mais um passo significativo na missão da empresa de Ecriar valor sustentável e promover a bioeconomia, criando um impacto positivo na Sociedade, no Clima e na Natureza”.
Este é um compromisso refletido na Agenda 2030 da Companhia, que visa “Criar Valor com Responsabilidade”, bem como no seu propósito corporativo: “são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e movem”.
Leia também: Conheça as duas aldeias algarvias que são das mais bonitas do país