As taxas turísticas são tidas como uma forma de melhorar as infraestruturas dos municípios e promover o turismo, variam entre um e três euros e já são aplicadas em 13 municípios, incluíndo Faro e Vila Real de Santo António (VRSA).
Os 13 munícipios que já contam com taxa turística são: Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Póvoa do Varzim, Coimbra, Lisboa, Sintra, Cascais, Mafra, Óbidos, Faro, Vila Real de Santo António e Santa Cruz.
Em Faro, a taxa tem o custo de 1,5 euros por pessoa. É aplicada de março a outubro até um máximo de sete noites consecutivas, a partir dos 12 anos.
O concelho de Faro arrecadou em 2022, de março a outubro perto de um milhão de euros com a taxa turística, o dobro do que se previa inicialmente.
Já em Vila Real de Santo António a taxa turística é de 1 euro até ao máximo de sete noites. Isentos do pagamento desta taxa estão os menores com idade igual ou inferior a dez anos, enquanto os menores com idade compreendida entre os 11 e os 13 anos de idade, apenas pagarão 0,50 cêntimos.
Na ilha das Berlengas, em Peniche a taxa turística tem o valor mais alto do país. Desde abril de 2022 que a taxa turística é de 3 euros por dia (entre os 6 e os 18 anos, enquanto os maiores de 65 pagam metade).
A taxa turística rendeu 54 milhões de euros às câmaras, o ano passado. Lisboa e Porto ficaram com mais de 80% do total.