Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Família Amorim. Crédito: Foto DR
Família Amorim. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Esta é a família mais rica de Portugal: conheça o valor da sua fortuna e saiba de onde vem

Descubra de que negócios vem a fortuna da família mais rica de Portugal, com património avaliado em alguns milhares de milhões de euros

10:00 11 Janeiro, 2026 09:08 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A concentração de riqueza em Portugal voltou a ficar evidente em 2025, mas este ano o destaque vai claramente para a fortuna da família mais rica do país, num contexto de valorização de grandes participações empresariais, industriais e financeiras que voltou a colocar os mesmos nomes no topo da hierarquia económica nacional.

Segundo a Forbes Portugal, os patrimónios agregados das 50 famílias mais ricas em Portugal atingiram cerca de 47,7 mil milhões de euros em 2025.

No entanto, uma família destaca-se de forma clara acima das restantes, consolidando a sua posição como a mais rica do país.

Família Amorim lidera isolada

A liderança absoluta pertence à família Amorim, composta pelas irmãs Fernanda Amorim, Paula Amorim, Marta Amorim e Luísa Amorim, com um património avaliado em cerca de 5.840 milhões de euros. Este valor coloca o clã no topo do ranking nacional de forma destacada, com uma margem confortável face aos restantes concorrentes.

A base da fortuna da família Amorim assenta num vasto e diversificado portefólio empresarial. O núcleo mais relevante continua a ser a participação na Corticeira Amorim, líder mundial no setor da cortiça, mas o património estende-se também ao setor energético, financeiro, imobiliário e turístico.

Galp, cortiça e investimentos estratégicos

Um dos pilares centrais da riqueza da família é a participação histórica no grupo Galp, uma das maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa, com forte presença nos setores da energia e dos combustíveis. A esta soma-se o controlo da Corticeira Amorim, cuja atividade internacional tem permitido uma valorização consistente ao longo dos anos.

A família detém ainda interesses na Amorim Luxury, no Banco Luso-Brasileiro, bem como em herdades agrícolas e investimentos imobiliários de elevado valor, reforçando uma estratégia de diversificação que tem garantido estabilidade e crescimento do património, de acordo com a mesma fonte.

Influência duradoura

Apesar da dimensão da fortuna, a família Amorim mantém uma postura relativamente discreta na esfera pública. A gestão profissionalizada dos ativos e a aposta em setores estratégicos da economia nacional e internacional têm sido determinantes para a manutenção da liderança no ranking das maiores fortunas portuguesas.

A solidez dos negócios e a presença em áreas consideradas estruturantes da economia explicam porque razão a família continua, ano após ano, a ocupar o primeiro lugar sem grande contestação.

Quem vem a seguir no ranking

Em segundo lugar surge a família Soares dos Santos, com um património estimado em 3.200 milhões de euros. A sua fortuna está fortemente associada à Sociedade Francisco Manuel dos Santos e ao grupo Jerónimo Martins, dono da cadeia de supermercados Pingo Doce.

A terceira posição pertence à família Guimarães de Mello, com cerca de 3.100 milhões de euros, graças às participações no Grupo José de Mello, que integra empresas como a CUF, a Brisa, a Bondalti e a José de Mello Residências.

Sonae e outras grandes fortunas

No quarto lugar encontram-se Nuno Azevedo, Paulo Azevedo e Cláudia Azevedo, com um património conjunto de 2.790 milhões de euros. A família controla o grupo Sonae, proprietário do Continente, além de investimentos noutras áreas relevantes da economia portuguesa.

A fechar o top 5 surge Dionísio Pestana, com uma fortuna estimada em 1.980 milhões de euros, construída sobretudo através do Grupo Pestana, um dos maiores grupos hoteleiros nacionais, com forte presença internacional, de acordo com a mesma fonte.

Como é elaborado o ranking

A Forbes Portugal esclarece que avalia anualmente o património de cerca de uma centena de empresários portugueses, com base em participações em empresas cotadas e não cotadas. A análise recorre exclusivamente a informação pública disponível, incluindo relatórios financeiros, dados de mercado e participações societárias.

Apesar da diversidade de nomes e setores representados, o ranking de 2025 confirma uma tendência clara: a família Amorim mantém-se, de forma destacada, como a mais rica de Portugal, reforçando uma posição que tem atravessado gerações e ciclos económicos.

Leia também: Reformados podem aumentar a pensão com este apoio da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista

12:30 20 Janeiro, 2026 12:18 20 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Em 2026, várias câmaras vão devolver parte do IRS aos munícipes automaticamente. Veja se o seu concelho oferece este benefício

Algarve Cultura

Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas

12:40 20 Janeiro, 2026 12:41 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro 'Orgulho em Ser Lagoa' reúne bandas filarmónicas em arruadas pelas freguesias e espetáculo final no Auditório Carlos do Carmo

Operação de trânsito | Crédito: PSP
Auto

Ouve música enquanto conduz? Polícia pode aplicar multas de até 1.250 euros por este simples detalhe

08:50 20 Janeiro, 2026 22:39 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um pequeno gesto ao ouvir música ao volante pode resultar em multas de até 1.250 euros se for detetado pela polícia

Mulher com guarda-chuva sob chuva e granizo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestades ‘geladas’ trazem o pior do temporal nesta data e poucas regiões vão escapar à chuva intensa e ao frio ‘cortante’

07:00 20 Janeiro, 2026 16:58 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

O país enfrenta tempestades com chuva, frio e possibilidade de neve, num episódio de tempo rigoroso e instável

Homem a colocar a baliza V16 no carro.
Auto Europa

Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar

12:00 20 Janeiro, 2026 11:47 20 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Nova baliza V16 já é obrigatória em Espanha desde o dia 1 de janeiro e um condutor que se fazia acompanhar desta recebeu multa na mesma

Mulher com uma manta junto à lareira. Crédito: Freepik
Economia Tempo

Frio ‘de rachar’ em Portugal: saiba como manter a casa aquecida sem que a conta dispare

12:50 20 Janeiro, 2026 12:31 20 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Descubra estratégias simples e eficazes para manter a casa aquecida no inverno sem aumentar o consumo de energia e a fatura

Nacional

Operação da PJ combate crimes de ódio contra imigrantes em todo o país

10:44 20 Janeiro, 2026 10:47 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ iniciou uma operação nacional de combate a crimes de ódio cometidos contra imigrantes

Algarve Cultura

Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos

12:22 20 Janeiro, 2026 12:28 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo cruza ópera clássica e contemporânea, refletindo sobre o desencanto da vida moderna através da música e do teatro

Algarve Cultura

Ricardo Martins e Paulo Pires em concerto solidário na Casa do Povo de Moncarapacho

07:40 20 Janeiro, 2026 07:29 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A receita do concerto reverte para a Casa do Povo de Moncarapacho, apoiando a construção de um espaço para bens alimentares e vestuário

Ruas e casas cobertas de neve. Crédito: Freepik
Tempo

Frio ‘de cortar à faca’ e chuva ‘invadem’ Portugal a partir deste dia com possibilidade de nevão intenso e estas serão as regiões afetadas

20:40 19 Janeiro, 2026 17:26 19 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal serão acompanhados de muito frio, com chuva persistente e possibilidade de um nevão significativo em algumas regiões

Comboio de alta velocidade. Crédito: Foto AI
Nacional

“Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data

18:30 16 Janeiro, 2026 16:54 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há via e catenária concluídas na ligação ferroviária, mas os comboios de passageiros e mercadorias só deverão começar a circular a partir desta data

Radar de velocidade. Crédito: Lusa
Auto Tech

Passou no radar acima do limite? Conheça as tolerâncias oficiais em 2026 e diga ‘adeus’ às multas

15:30 17 Janeiro, 2026 20:26 17 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Descubra como funcionam as margens de erro dos radares em Portugal e até onde pode conduzir sem risco de multa

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Condutora denuncia operação STOP e arrisca multa de 30 mil euros

20:20 18 Janeiro, 2026 19:41 18 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Um aviso num grupo de Telegram sobre uma Operação STOP em Ibiza pode sair caro: a coima prevista em Espanha vai até 30.000€

Granizo em Cabanas de Tavira, no Algarve.
Algarve Tempo Vídeo

Cabanas de Tavira ficou ‘pintada’ de branco durante 20 minutos: fenómeno raro atingiu o Algarve e não foi neve

10:43 19 Janeiro, 2026 10:43 19 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Episódio invulgar 'pintou' Cabanas de Tavira de branco durante breves minutos no último sábado, dia 17 de janeiro

Homem idoso no carro. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Dá-me nojo e para mim já não é meu filho”: pensionista de 78 anos acaba a viver no carro após filho mudar as fechaduras da sua casa

22:59 17 Janeiro, 2026 22:58 17 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, ocorrido em França, um pensionista de 78 anos acolheu o filho após este ter sido despejado. Passado três anos, o próprio filho deixou-o na rua

Mulher em casa com frio.
Europa

Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa

19:00 16 Janeiro, 2026 18:04 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Em casas bem isoladas, velas conseguem subir ligeiramente a temperatura de uma divisão, e há países do Norte da Europa onde é usado para aquecer a casa

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista

12:30 20 Janeiro, 2026 12:18 20 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Em 2026, várias câmaras vão devolver parte do IRS aos munícipes automaticamente. Veja se o seu concelho oferece este benefício

Algarve, Cultura

Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas

12:40 20 Janeiro, 2026 12:41 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro 'Orgulho em Ser Lagoa' reúne bandas filarmónicas em arruadas pelas freguesias e espetáculo final no Auditório Carlos do Carmo

Operação de trânsito | Crédito: PSP
Auto

Ouve música enquanto conduz? Polícia pode aplicar multas de até 1.250 euros por este simples detalhe

08:50 20 Janeiro, 2026 22:39 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um pequeno gesto ao ouvir música ao volante pode resultar em multas de até 1.250 euros se for detetado pela polícia

Mulher com guarda-chuva sob chuva e granizo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestades ‘geladas’ trazem o pior do temporal nesta data e poucas regiões vão escapar à chuva intensa e ao frio ‘cortante’

07:00 20 Janeiro, 2026 16:58 19 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

O país enfrenta tempestades com chuva, frio e possibilidade de neve, num episódio de tempo rigoroso e instável

Homem a colocar a baliza V16 no carro.
Auto, Europa

Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar

12:00 20 Janeiro, 2026 11:47 20 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Nova baliza V16 já é obrigatória em Espanha desde o dia 1 de janeiro e um condutor que se fazia acompanhar desta recebeu multa na mesma

Mulher com uma manta junto à lareira. Crédito: Freepik
Economia, Tempo

Frio ‘de rachar’ em Portugal: saiba como manter a casa aquecida sem que a conta dispare

12:50 20 Janeiro, 2026 12:31 20 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Descubra estratégias simples e eficazes para manter a casa aquecida no inverno sem aumentar o consumo de energia e a fatura

Nacional

Operação da PJ combate crimes de ódio contra imigrantes em todo o país

10:44 20 Janeiro, 2026 10:47 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ iniciou uma operação nacional de combate a crimes de ódio cometidos contra imigrantes

Algarve, Cultura

Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos

12:22 20 Janeiro, 2026 12:28 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo cruza ópera clássica e contemporânea, refletindo sobre o desencanto da vida moderna através da música e do teatro

Algarve, Cultura

Ricardo Martins e Paulo Pires em concerto solidário na Casa do Povo de Moncarapacho

07:40 20 Janeiro, 2026 07:29 20 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A receita do concerto reverte para a Casa do Povo de Moncarapacho, apoiando a construção de um espaço para bens alimentares e vestuário

Ruas e casas cobertas de neve. Crédito: Freepik
Tempo

Frio ‘de cortar à faca’ e chuva ‘invadem’ Portugal a partir deste dia com possibilidade de nevão intenso e estas serão as regiões afetadas

20:40 19 Janeiro, 2026 17:26 19 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal serão acompanhados de muito frio, com chuva persistente e possibilidade de um nevão significativo em algumas regiões

Comboio de alta velocidade. Crédito: Foto AI
Nacional

“Hoje é um dia histórico”: ligação ferroviária que une esta cidade a Espanha está pronta mas comboios só vão circular a partir desta data

18:30 16 Janeiro, 2026 16:54 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há via e catenária concluídas na ligação ferroviária, mas os comboios de passageiros e mercadorias só deverão começar a circular a partir desta data

Radar de velocidade. Crédito: Lusa
Auto, Tech

Passou no radar acima do limite? Conheça as tolerâncias oficiais em 2026 e diga ‘adeus’ às multas

15:30 17 Janeiro, 2026 20:26 17 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Descubra como funcionam as margens de erro dos radares em Portugal e até onde pode conduzir sem risco de multa

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Condutora denuncia operação STOP e arrisca multa de 30 mil euros

20:20 18 Janeiro, 2026 19:41 18 Janeiro, 2026 | Francisco Ferreira

Um aviso num grupo de Telegram sobre uma Operação STOP em Ibiza pode sair caro: a coima prevista em Espanha vai até 30.000€

Granizo em Cabanas de Tavira, no Algarve.
Algarve, Tempo, Vídeo

Cabanas de Tavira ficou ‘pintada’ de branco durante 20 minutos: fenómeno raro atingiu o Algarve e não foi neve

10:43 19 Janeiro, 2026 10:43 19 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Episódio invulgar 'pintou' Cabanas de Tavira de branco durante breves minutos no último sábado, dia 17 de janeiro

Homem idoso no carro. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Dá-me nojo e para mim já não é meu filho”: pensionista de 78 anos acaba a viver no carro após filho mudar as fechaduras da sua casa

22:59 17 Janeiro, 2026 22:58 17 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, ocorrido em França, um pensionista de 78 anos acolheu o filho após este ter sido despejado. Passado três anos, o próprio filho deixou-o na rua

Mulher em casa com frio.
Europa

Nem aquecedores nem radiadores: conheça o ‘método finlandês’ que está a ‘dar que falar’ e pode ser perigoso para aquecer a casa

19:00 16 Janeiro, 2026 18:04 16 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Em casas bem isoladas, velas conseguem subir ligeiramente a temperatura de uma divisão, e há países do Norte da Europa onde é usado para aquecer a casa

Últimas Notícias

  • Frio ‘de rachar’ em Portugal: saiba como manter a casa aquecida sem que a conta dispare
    Frio ‘de rachar’ em Portugal: saiba como manter a casa aquecida sem que a conta dispare
  • Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas
    Lagoa celebra música filarmónica com encontro de bandas
  • Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista
    Algumas câmaras devolvem IRS em 2026 e dão dinheiro de volta aos residentes: saiba se a sua está na lista
  • Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos
    Ópera Tahiti! percorre Lagoa, Loulé, Lisboa e Lagos
  • Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar
    Condutor em Espanha tinha a luz de emergência V16 que é agora obrigatória e recebe multa na mesma: tem 220€ para pagar
  • Mala à frente no tapete rolante do aeroporto? Pode depender de um simples detalhe no check-in
    Mala à frente no tapete rolante do aeroporto? Pode depender de um simples detalhe no check-in

Opinião

  • Um triste Ano Novo | Por Lina Soares
    Um triste Ano Novo | Por Lina Soares
  • É apenas a segunda vez que uma eleição presidencial não é decidida na primeira volta
    É apenas a segunda vez que uma eleição presidencial não é decidida na primeira volta
  • O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
    O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
  • Bússola Cultural para a Europa – Redescobrir o valor da Cultura na sociedade europeia | Por Hélder Sousa Silva
    Bússola Cultural para a Europa – Redescobrir o valor da Cultura na sociedade europeia | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
    O que podemos aprender com esta abstenção eleitoral? Os números que gritam | Por Nuno Almeida
  • Adeus extras, olá mala de cabine grátis: UE ‘aperta’ com companhias e prepara (boas) novidades para quem viaja de avião
    Adeus extras, olá mala de cabine grátis: UE ‘aperta’ com companhias e prepara (boas) novidades para quem viaja de avião
  • UE confirma: saquetas e doses individuais de molhos e temperos têm os ‘dias contados’ nos restaurantes a partir desta data
    UE confirma: saquetas e doses individuais de molhos e temperos têm os ‘dias contados’ nos restaurantes a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal