O Grupo Rolear está a celebrar 45 anos de existência, depois de em 1979 ter começado a sua atividade comercial no setor energético e de soluções técnicas. E, ano após ano, a empresa ‘nascida’ em Faro tem vindo a conquistar o resto do país e a diversificar as suas áreas de intervenção.
Uma delas passa pela formação de novos profissionais ou pelo aperfeiçoamento técnico daqueles que já se encontram no mercado de trabalho. É esse o papel da Academia Rolear, que foi criada em 2013, com um objetivo bem definido: apetrechar o mercado de profissionais em número suficiente e com capacidade de fazer frente às necessidades de um mercado cada vez mais exigente.

“No Algarve havia uma grande lacuna ao nível da formação de profissionais nestas áreas técnicas, com falta de pessoal qualificado e oferta formativa. Quando nós aparecemos, as pessoas estavam dependentes das formações do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com as limitações que este tem. E nós percebemos que tínhamos recursos humanos capazes de serem bons formadores. E hoje temos um enorme orgulho em formar grandes profissionais”, conta um dos principais dinamizadores do projeto ao Postal do Algarve.
João Rita diz que desde o início que quiseram fazer algo diferente. “Só fazia sentido se houvesse qualidade, e nós conseguimos essa qualidade com os nossos formadores tecnicamente habilitados, que percebem da área e andam constantemente no terreno. Não queríamos apenas formações de sala de aula, mas sim colocar os nossos formandos no terreno a adquirirem a prática. Começámos a ter de imediato uma boa adesão e as coisas foram crescendo gradualmente”.

Atualmente, a Academia Rolear forma cerca de 600 a 700 pessoas todos os anos, espalhadas por 70 sessões formativas, que podem ter apenas um dia de duração ou uma carga horária mais pesada. O conhecimento é transmitido por um grupo de 15 formadores. “Os cursos somos nós que criamos. Percebemos o que faz falta no mercado e construímos um curso à volta dessa necessidade, em que somos responsáveis pelos conteúdos e delineamos a carga horária”, conta João Rita.
“Há mercado para todas estas pessoas”
Num mercado cada vez mais competitivo, a Academia Rolear tem assistido à alteração das características dos seus formandos. “Ao início eram empresários já ligados ao nosso setor. Algum tempo mais tarde, esses mesmos empresários começaram a enviar-nos os seus colaboradores, investindo assim numa maior qualidade técnica dos seus recursos humanos. Atualmente temos muitos jovens que acabaram a sua formação escolar numa área técnica e que se querem lançar no mercado de trabalho”.

E o responsável desta empresa formativa tem uma certeza. “Há mercado de trabalho para todas estas pessoas. Há sempre aquela ideia de que quando precisamos não há um eletricista, e eles continuam a ser poucos para a procura que há”, conta João Rita, que aponta um outro fenómeno que está a enriquecer cada vez mais o mercado. “Também temos alunos que já não se ficam por apenas um tipo de conhecimento. Isto é, temos eletricistas a quem os clientes agora também pedem trabalhos de ar condicionado ou de refrigeração, e então eles procuram-nos para obter esse conhecimento. Já não se ficam apenas por uma atividade e isso faz com que tenham sempre trabalho”.
João Rita destaca mesmo a importância vital da Academia Rolear, que assim tem lançado profissionais habilitados, com especial incidência na área técnica. “Temos a consciência que mudámos as regras do jogo e alargámos as oportunidades destes profissionais”.
Uma empresa algarvia à conquista do país
Há 45 anos, o engenheiro Parreira Afonso lançou no Algarve as fundações de um grupo que tem vindo a conquistar outras zonas do país. O modelo de negócio do Grupo Rolear centrou-se, de uma forma geral, no setor energético e na área técnica, criando soluções para os seus clientes.
Mas como qualquer grupo, a empresa quis diversificar a sua área de atuação, que assenta agora em cinco pilares. A Rolear Mais já conta com 10 lojas espalhadas por Portugal e fornece conhecimento e equipamentos técnicos em áreas como as energias renováveis, climatização, refrigeração, iluminação, material elétrico e eletromecânico, entre outros.

E para que todas estas soluções e equipamentos possam ser postos em prática, a empresa algarvia conta com a Rolear.On Soluções de Engenharia, que assim tem em mãos o papel de conceber e executar projetos de eletricidade, mecânica e construção, com grande incidência na manutenção e assistência técnica à sua larga carteira de clientes.
Em crescendo no mercado energético está a Rolegás, a empresa do grupo que fornece gás diariamente a cerca de 17 mil clientes particulares e industriais.

E de forma a munir o mercado de profissionais cada vez mais dotados de competências técnicas, o Grupo Rolear criou assim em 2013 a Academia Rolear, entidade formadora certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho – que já colocou no mercado e ajudou a ‘reciclar’ mais de 5 mil profissionais nas áreas técnicas e de apoio à gestão.
A última grande aposta do Grupo Rolear foi a aquisição do Amendoeira Golf Resort. Este empreendimento hoteleiro é composto por apartamentos e moradias de arquitetura mourisca, bem como inúmeras infraestruturas, em especial desportivas, como três campos de golfe, campos de padel, de ténis, futebol e até ginásios.
- Por João Tavares
Leia também: Especial Ensino e Formação Profissional: IEFP realça a transição digital, energética e ambiental