O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, deslocou-se esta quinta-feira a Olhão, no âmbito do programa “Governo Mais Próximo”, para visitar a empresa SPAROS e conhecer, in loco, o trabalho desenvolvido por esta empresa de ciência e tecnologia, sediada no concelho.
A SPAROS é uma empresa líder na Europa, que desenvolve, desde 2008, novos produtos e soluções nutricionais para o mercado de aquicultura, num estreito compromisso com o crescimento sustentável do setor de aquicultura, promovendo a transferência de novos conhecimentos científicos e experiência de novos ingredientes e aditivos para rações entre produtores de rações, piscicultores e fabricantes.
Trata-se de uma empresa spin-off da Universidade do Algarve que pretende ter uma matriz de inovação, sendo claramente uma empresa de investigação e desenvolvimento na área das rações da aquacultura.
Segundo o cofundador e gerente de projetos de P&D, Luís Conceição, “em 2008, sentimos a necessidade no mercado da aquicultura de fazer uma ponte entre a academia e a indústria, não só em Portugal, mas também na Europa. Havia distância entre a pesquisa realizada nas universidades e as necessidades da indústria da aquicultura, bem como barreiras de comunicação para a transferência de conhecimento. Esta foi a razão por trás do nascimento de SPAROS.”
Por outro lado, o cofundador e gerente de produção, Jorge Dias, salienta que “é a nossa capacidade de transformar as dificuldades envolvidas no desenvolvimento de novos produtos, novas fórmulas e até mesmo novas rações para novas espécies de peixes cultivados em desafios que tornam nosso trabalho diário tão atraente”.
A fábrica de ração SPAROS inclui várias tecnologias para uma abordagem diversificada de produção de ração. Sua dimensão em escala piloto é um recurso valioso para o desenvolvimento de novos produtos e para otimizar as tecnologias de processamento de rações, pois fornece a flexibilidade desejada para a produção de rações sob medida. As matérias-primas e aditivos são recebidos, verificados quanto à identificação e condição, categorizados, registrados no seu banco de dados e armazenados em local seco e limpo.
A sua produção de rações é submetida a rigorosos processos de controlo de qualidade e análise de perigos cumprindo as Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar, de acordo com os princípios HACCP.
Todos os seus produtos são minuciosamente analisados em laboratórios externos que asseguram o cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis. Também um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar é implementado de acordo com o padrão GMP+ e em conformidade com o GLOBAL GAP.
A experiência da SPAROS é impulsionada principalmente pela vasta experiência científica em nutrição de peixes da sua equipa, fortalecida pelo envolvimento académico contínuo e apoiada por uma sólida rede de centros de pesquisa, universidades e empresas parceiras.
Áreas de experiência
- Nutrição de peixes e camarões
- Fisiologia digestiva e metabolismo
- Resposta ao stress e imunidade
- Ferramentas de modelagem nutricional
- Tecnologias de processamento de rações
O Governo esteve no Algarve para aquela que é a segunda edição do “Governo Mais Próximo” que tem como objetivo “reforçar a coesão territorial”, depois de a primeira edição deste formato se ter realizado em 25 e 26 de janeiro passado, em Castelo Branco.
De acordo com o Executivo, foram privilegiados os contactos de proximidade, auscultando os representantes locais e promovendo o desenvolvimento económico e social da região.