O fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou esta segunda-feira que a marca tem o objetivo de lançar no mercado até ao final do ano o modelo de automóvel sem condutor, avança a agência Reuters. Musk adianta que espera que os veículos estejam amplamente disponíveis para venda nos Estados Unidos e na Europa, dependendo da aprovação das entidades reguladoras.
Um vídeo, que entretanto foi retirado do YouTube, mostra condutores de um Tesla a realizarem os seus próprios testes de segurança para determinarem se as capacidades do Full Self-Driving (FSD) fariam parar o automóvel automaticamente, caso uma criança atravesse ou estava de pé no meio da estrada.
O vídeo com o título “Does Tesla Full-Self Driving Beta really run over kids?” (Será que o Full-Self Driving Beta da Tesla realmente atropela crianças?) foi retirado porque violava as diretrizes do YouTube contra conteúdos que põem em perigo menores.
Originalmente publicado no canal de YouTube do Whole Mars Catalog, o vídeo envolve o proprietário e investidor da Tesla, Tad Park, a testar a funcionalidade FSD com os seus próprios filhos.
Park conduz um Tesla Model 3 em direção a um dos seus filhos que está junto à estrada, e depois tenta novamente com outro filho a atravessar a rua. E ambos os caos, o veículo parou antes de chegar às crianças. O objetivo do vídeo seria pôr fim às dúvidas sobre as questões de segurança relacionadas com esta funcionalidade da Tesla.
Um grupo que defende a segurança tecnológica, Dawn Project, lançou uma campanha nos Estados Unidos a alertar para os perigos de usar versões de teste do Autopilot, o sistema de direção autónoma da Tesla.
O Dawn Project divulgou um vídeo que alegadamente teria esse recurso ativado, no qual se pode ver o veículo a passar por manequins do tamanho de crianças sem que a paragem de emergência seja ativada.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL