Muitos contribuintes dirigem-se aos balcões da Segurança Social para ficarem a saber quantos anos têm de descontos. Para obter essa informação presencialmente é necessário esperar em longas filas, mas agora é possível executar essa tarefa a partir de casa. Assim sendo, basta aceder à Segurança Social Direta e inserir o seu número da Segurança Social, assim como a palavra-passe de acesso ao serviço.
Avança o Ekonomista que ao entrar nessa área irá encontrar as opções “Emprego”, “Pensões”, “Doença”, “Família”, “Ação Social” e “Conta-corrente”, sendo que terá de selecionar a primeira hipótese. Depois deverá escolher a opção “Remunerações” e, por fim, pode decidir entre clicar em “Consultar remunerações mensais declaradas por empregadores” ou “Consultar remunerações anuais declaradas por empregadores”.
Só após concluir todo este processo é que irá saber quantos anos tem de descontos para a Segurança Social. De salientar que a consulta desta informação permite-lhe perceber quais são os seus direitos quando for necessário pedir a reforma. Para além disso, refere também o Ekonomista que é sempre importante aceder com regularidade à sua página da Segurança Social para conferir se os descontos estão a entrar todos e com os valores corretos.
É que é com alguma frequência que existem casos de contribuintes que descobrem que lhes faltam alguns anos de descontos ao consultar a sua página da Segurança Social, o que traz implicações para a sua futura reforma. Estas situações resultam muitas vezes de falhas de contabilistas, esquecimentos e empresas que não pagam os descontos. Há até casos em que pode não ser possível reverter estes erros, nomeadamente quando as empresas para as quais o contribuinte trabalhou já fecharam portas.
Leia também: Este é o ponto mais a sul de Portugal Continental e tem a praia com a água mais quente do país