Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher incomodada com papagaios da vizinha. Crédito: Freepik AI
Mulher incomodada com papagaios da vizinha. Crédito: Freepik AI
Economia, Mundo

Duas vizinhas passam anos em disputa por causa do ruído de papagaios: caso acabou num acordo no tribunal com uma indemnização de 682.000 euros

Disputa entre vizinhas por causa do ruído de papagaios arrastou-se durante anos e acabou num processo federal no tribunal americano

19:30 18 Dezembro, 2025 00:12 20 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma disputa prolongada entre duas vizinhas num prédio residencial de Nova Iorque acabou por resultar num acordo de 750 mil dólares, cerca de 682.000 euros ao câmbio oficial publicado na altura do caso, depois de as autoridades federais terem avançado com um processo por alegada discriminação relacionada com animais, neste caso papagaios, de apoio emocional. O caso, que começou com queixas de ruído provocadas por papagaios, terminou com um acordo judicial num tribunal federal, com consequências financeiras pesadas e uma amizade irremediavelmente quebrada entre vizinhas.

De acordo com o Noticias Trabajo, site espanhol especializado em assuntos legais e laborais, o conflito envolveu duas mulheres que viviam porta com porta num edifício em Manhattan e que mantiveram uma relação de amizade durante vários anos.

A convivência começou a deteriorar-se quando uma delas passou a ter três papagaios em casa, animais que, segundo a própria, eram essenciais para a sua estabilidade emocional e funcionavam como animais de apoio emocional.

Segundo a mesma fonte, os problemas intensificaram-se em 2015, quando a vizinha apresentou várias queixas junto da administração do edifício e das autoridades municipais, alegando que os gritos das aves eram constantes e perturbavam o seu descanso, referindo que o barulho ocorria “durante o dia, à noite e até de madrugada”.

O Departamento de Proteção Ambiental de Nova Iorque (DEP) chegou a deslocar-se ao local em várias ocasiões na sequência dessas queixas e, de acordo com informação citada pelas autoridades federais, não emitiu qualquer auto/notificação por infração de ruído. Também é referido que não existiu uma avaliação objetiva de decibéis por iniciativa do prédio para sustentar as acusações de ruído excessivo.

Quando a questão chegou à administração do edifício

Apesar de não terem sido emitidas infrações por ruído, a administração do prédio avançou, em 2016, com um processo para expulsar uma das vizinhas, a moradora que tinha os papagaios, alegando violação das regras de convivência.

A proprietária defendeu-se, afirmando que os animais faziam parte do seu tratamento de saúde mental e que a tentativa de despejo violava o seu direito a uma acomodação razoável enquanto pessoa com deficiência, ao abrigo da Fair Housing Act.

De acordo com o Noticias Trabajo, a situação agravou-se quando a administração do edifício recusou um comprador para o apartamento por 467.500 dólares, o que as autoridades interpretaram como uma forma adicional de retaliação.

Processo judicial e acordo

Em maio de 2018, a moradora apresentou uma queixa junto do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos (HUD), invocando a violação da Fair Housing Act, a lei federal que protege pessoas com deficiência contra discriminação no acesso à habitação.

Após investigação, o HUD concluiu existir “causa provável” para considerar que poderiam ter ocorrido práticas discriminatórias e de retaliação. O caso acabou por seguir para tribunal federal e terminou com um acordo judicial anunciado a 16 de agosto de 2024.

O acordo fixou um total de 750.000 dólares, cerca de 682.000 euros ao câmbio oficial publicado para 16/08/2024, incluindo 165.000 dólares por danos e 585.000 dólares destinados à compra das ações associadas ao apartamento, compensando a proprietária pela perda da habitação.

O significado do caso

Segundo comunicado das autoridades, este foi descrito como o maior valor alguma vez obtido pelo Departamento de Justiça dos EUA num caso em que uma pessoa com deficiência viu negado o direito a ter um animal de assistência/apoio. As autoridades sublinharam que o caso serve de alerta para administrações de prédios e senhorios, que devem rever políticas internas para garantir o cumprimento da lei federal.

Após abandonar o edifício, uma das vizinhas mudou-se para uma zona mais rural no norte do estado de Nova Iorque, onde vive com os seus papagaios. Em declarações citadas pelo Noticias Trabajo, referiu que vive com doença mental e que as aves foram determinantes para a sua estabilidade e sobrevivência.

E em Portugal?

Em Portugal, um conflito desta natureza seria analisado à luz de vários regimes legais, desde logo o Código Civil, o regime da propriedade horizontal e a legislação aplicável ao ruído. No plano do condomínio, o artigo 1422.º do Código Civil estabelece limitações ao exercício dos direitos do condómino e prevê, entre outros pontos, a possibilidade de existirem atos ou atividades proibidos no título constitutivo (ou por acordo de todos os condóminos), o que pode ter relevância quando estão em causa regras internas de convivência.

Quanto ao ruído, a norma mais direta no Código Civil é o artigo 1346.º, que permite ao proprietário opor-se à produção de ruídos (e factos semelhantes) provenientes de prédio vizinho sempre que esses ruídos causem um prejuízo substancial para o uso do imóvel ou excedam a utilização normal do prédio de onde emanam.

Paralelamente, o Regulamento Geral do Ruído (Decreto‑Lei n.º 9/2007) prevê mecanismos de atuação em situações de “ruído de vizinhança”, com intervenção das autoridades policiais, e, quando esteja em causa a verificação de conformidade com critérios técnicos e valores limite, admite que essa avaliação possa ser feita através de medições acústicas (ou por consulta de mapas de ruído), conforme o enquadramento aplicável.

No entanto, ao contrário do que sucede nos Estados Unidos, não existe em Portugal um estatuto legal autónomo para os chamados “animais de apoio emocional” com efeitos equivalentes no acesso e permanência na habitação.

O regime que a lei prevê de forma expressa, no plano de direitos de acesso associados à deficiência, é o das pessoas com deficiência acompanhadas de cães de assistência, consagrado no Decreto‑Lei n.º 74/2007.

Ainda assim, qualquer conflito exigiria ponderação entre os direitos de terceiros à tranquilidade e ao uso normal da habitação e os direitos e necessidades da pessoa em causa, podendo, se estiver em causa discriminação por deficiência, ser convocada a Lei n.º 46/2006, sem prejuízo dos mecanismos civis de tutela aplicáveis.

Leia também: Inquilina faz obra na casa arrendada sem licença nem autorização da proprietária: tribunal avaliou e obriga senhoria a demolir

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Quem tem direito à Prestação Social para a Inclusão? Segurança Social esclarece

18:00 4 Julho, 2026 14:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prestação Social para a Inclusão é paga mensalmente a pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve Ensino

FRAP Algarve e ANDAEP reforçam parceria para responder aos desafios da Educação

09:24 4 Julho, 2026 09:24 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Consulta regional à comunidade educativa recolheu mais de 1.200 respostas e vai servir de base a propostas para melhorar a Educação no Algarve

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 15:55 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Quem tem direito à Prestação Social para a Inclusão? Segurança Social esclarece

18:00 4 Julho, 2026 14:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Prestação Social para a Inclusão é paga mensalmente a pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve, Cultura

Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia

19:40 4 Julho, 2026 19:34 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Música, artesanato e gastronomia marcam a Feira Popular de Loulé, de 9 a 12 de julho, com entrada livre no centro da cidade

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve, Ensino

FRAP Algarve e ANDAEP reforçam parceria para responder aos desafios da Educação

09:24 4 Julho, 2026 09:24 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Consulta regional à comunidade educativa recolheu mais de 1.200 respostas e vai servir de base a propostas para melhorar a Educação no Algarve

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 15:55 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Últimas Notícias

  • Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
    Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
  • Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
    Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
  • Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
    Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
  • Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records
    Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal