Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Dois terços dos residentes no Algarve auferem rendimentos provenientes do turismo

O estudo indica igualmente que o Algarve não é percecionado, por quem o visita, como um destino ‘eco-friendly’ [amigo do ambiente], o que indica que “há um trabalho a fazer” nesse âmbito.

00:41 18 Fevereiro, 2023 00:41 18 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de dois terços dos cidadãos portugueses residentes no Algarve assumem que uma parte ou a totalidade dos seus rendimentos familiares provêm do setor turístico, de acordo com um estudo divulgado hoje.

Dos mais de quatro mil respondentes validados pelo projeto RESTUR (Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve), 67 por cento (%) auferem rendimentos que provêm do turismo, 57% desempenham profissões ligadas ao setor e 47% têm familiares diretos a trabalhar nesta atividade económica.

“Notámos, tal como estávamos à espera, que há uma percentagem muito elevada de pessoas que têm a sua atividade profissional relacionada com o turismo, ou de alguma forma o seu agregado familiar beneficia por estar envolvido profissionalmente na atividade turística”, apontou Patrícia Pinto, docente da Universidade do Algarve e responsável pelo estudo, de cariz inédito por abarcar, pela primeira vez, as opiniões de residentes em todos os 16 municípios do distrito de Faro.

A coordenadora do CinTurs – Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar da Universidade do Algarve, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do estudo, destacou que os residentes algarvios “percebem que o turismo tem impactos positivos importantes na região”.

No âmbito do projeto RESTUR – cujos dados podem ser consultados em www.restur.pt –, foram recolhidos e validados 4.026 questionários durante as épocas alta e baixa da atividade turística no Algarve, nos período antes e depois da pandemia de covid-19, mas apenas entre cidadãos portugueses. Os residentes estrangeiros ficaram de fora deste universo.

Mais de 90% dos inquiridos salientam que o setor aumenta as oportunidades de emprego e contribui para o desenvolvimento da economia local, enquanto oito em cada dez algarvios referem que o turismo cria mais negócios para a população residente.

Os residentes têm também “uma opinião favorável da sua interação com os turistas” e “agrada-lhes” o facto de o Algarve ser um destino turístico consolidado, sustentou Patrícia Pinto.

“Estão disponíveis a adotar algumas práticas que possam ajudar a região a continuar a ser um bom destino turístico, a proteger os recursos naturais, a envolver-se na promoção do destino”, acrescentou.

Quanto aos “impactos negativos importantes” a nível económico, 91,5% indicam que a atividade turística faz aumentar o preço das casas e dos terrenos, 86,4% afirmam que o turismo aumenta o custo de vida e 75,5% realçam que os bens e serviços são mais caros.

Questionados sobre se estão disponíveis para pagar mais taxas que possam beneficiar a atividade turística, apenas 14% responderam afirmativamente, enquanto os impactos ambientais são considerados mais negativos do que positivos: 68% especificam os problemas de trânsito, estacionamento e acidentes e 66,2% frisam que o turismo aumenta a poluição, o lixo e o barulho.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, disse que o estudo demonstra que, entre os residentes, “não há uma atitude de resistência, ou antiturismo, o que é muito positivo para um destino já maduro e que já trilha a aposta neste setor desde os anos 60 [do século passado]”.

Na mesma sessão, foi apresentado o estudo TurExperience (www.turexperience.pt), com um total de 2.729 turistas respondentes, que avaliaram os impactos das experiências turísticas, ao longo de todo o ano, na imagem do destino.

O perfil sociodemográfico médio do turista no Algarve corresponde a uma mulher (58,6%), casado ou em união de facto (50,7%), entre os 25 e 64 anos (69,1%), que vem de férias (80,5%), acompanhado de familiares (40,7%) e fica alojado entre um e sete dias (50,8%), registando-se um equilíbrio na tipologia de alojamento entre hotel de quatro ou cinco estrelas (22,6%) casa de férias (21,9%) e alojamento local (18,3%).

Manuela Guerreiro, investigadora do CinTurs e coordenadora do inquérito, salientou que o Algarve não é percecionado, por quem o visita, como um destino ‘eco-friendly’ [amigo do ambiente], o que indica que “há um trabalho a fazer” nesse âmbito.

“Aspetos relacionados com práticas de reciclagem ou tratamento de resíduos não estão devidamente percecionados, quando sabemos que, hoje em dia, nós, enquanto consumidores, tendemos a ser sensíveis a esses argumentos e que entre dois produtos idênticos, um mais amigo do ambiente e outro menos amigo do ambiente, tentamos tomar a opção que nos deixa de consciência mais tranquila”, realçou.

Os dois projetos foram desenvolvidos ao longo de três anos pela Universidade do Algarve, com financiamento comunitário proveniente do Programa Operacional do Algarve CRESC Algarve 2020.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve Cultura Nacional

Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional

07:10 31 Agosto, 2026 06:55 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com quase cinco séculos de história, a Igreja da Misericórdia procura levar Tavira e o Algarve à Final Nacional

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Europe Direct Algarve

Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água

07:20 31 Agosto, 2026 07:24 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção financiada pelo PRR pretende reduzir significativamente as perdas de água utilizadas na agricultura algarvia

Opinião

Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura

07:30 31 Agosto, 2026 10:37 30 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditar em nós e nas nossas capacidades e convicções não é ser arrogante, é ser motivados e seguros"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Algarve Desporto

Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão

08:05 31 Agosto, 2026 08:07 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão Arena voltou a encher para assistir ao triunfo do Sporting na edição de 2026 do Masters Futsal

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve, Cultura, Nacional

Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional

07:10 31 Agosto, 2026 06:55 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Com quase cinco séculos de história, a Igreja da Misericórdia procura levar Tavira e o Algarve à Final Nacional

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Europe Direct Algarve

Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água

07:20 31 Agosto, 2026 07:24 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção financiada pelo PRR pretende reduzir significativamente as perdas de água utilizadas na agricultura algarvia

Opinião

Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura

07:30 31 Agosto, 2026 10:37 30 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditar em nós e nas nossas capacidades e convicções não é ser arrogante, é ser motivados e seguros"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Algarve, Desporto

Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão

08:05 31 Agosto, 2026 08:07 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão Arena voltou a encher para assistir ao triunfo do Sporting na edição de 2026 do Masters Futsal

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 05:15 31 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Últimas Notícias

  • Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão
    Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão
  • Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
    Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
  • Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional
    Votação pode levar Igreja da Misericórdia de Tavira à final nacional
  • Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário
    Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário
  • Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força
    Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

Opinião

  • Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura
    Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura
  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
    Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento