Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Luigi di Maio, ministro italiano dos Negócios Estrangeiros
Economia

Começou a “guerra mundial do pão”, diz Itália: “corremos o risco de estalarem guerras novas em África”

“A guerra mundial do pão já está em marcha e temos de a parar. Arriscamo-nos a ter instabilidade política em África, a haver proliferação de organizações terroristas, a ter golpes de estado. É isto que pode produzir a crise dos cereais que estamos a viver”, afirmou o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros

19:27 4 Junho, 2022 19:27 4 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio, disse neste sábado que começou “a guerra mundial do pão”, com o bloqueio de cereais na Ucrânia e o consequente “risco de novos conflitos em África”.

“A guerra mundial do pão já está em marcha e temos de a parar. Arriscamo-nos a ter instabilidade política em África, a haver proliferação de organizações terroristas, a ter golpes de estado. É isto que pode produzir a crise dos cereais que estamos a viver”, afirmou.

A Ucrânia, país em guerra desde 24 de fevereiro, quando foi atacado militarmente pela Rússia, é um dos maiores produtores mundiais de cereais e fertilizantes agrícolas, que exportava para todo o planeta, sendo estas produções fundamentais para a segurança alimentar em regiões como o Médio Oriente e o Norte de África.

O bloqueio dos produtos ucranianos por causa da guerra está a dificultar ou mesmo a impedir o acesso aos cereais por parte de países vulneráveis. O ministro italiano disse que tem de haver “um acordo de paz o mais depressa possível, que abranja os cereais”.

“Há 300 milhões de toneladas de cereais bloqueadas nos portos ucranianos pelos barcos de guerra russos”, disse Luigi di Maio. “Estamos a trabalhar para que a Rússia desbloqueie a exportação de trigo desde os portos ucranianos porque corremos o risco, neste momento, de estalarem guerras novas em África”, acrescentou.

O chefe da diplomacia italiana lembrou que haverá uma “primeira sessão de diálogo” com os países do Mediterrâneo sobre a segurança alimentar”, no dia 08 deste mês, e que Itália vai trabalhar junto de países como a Alemanha, Turquia, França e “muitos outros” para alcançar o objetivo de desbloquear o trigo que está na Ucrânia.

Itália ofereceu-se há alguns dias para desminar os portos ucranianos e criar “corredores marítimos” para o transporte de trigo.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, falou por telefone com o Presidente russo, Vadimir Putin, para lhe pedir o desbloqueio da exportação de cereais a partir da Ucrânia, incluindo dos portos do Mar de Azov, como Mariupol, ocupados pela Rússia. Putin respondeu que haverá exportação de cereais se o Ocidente levantar as sanções que impôs à Rússia pelo ataque à Ucrânia.

A agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) já alertou para as consequências desta guerra na segurança alimentar em todo o mundo, já que tanto a Rússia como a Ucrânia são dos maiores produtores de cereais do planeta.

Itália, com a colaboração da FAO, que tem sede em Roma, está a organizar um encontro ministerial dos países do Mediterrâneo, no próximo dia 08 de junho, para fazer um diagnóstico da situação e tentar definir medidas que responsam às consequências da guerra na Ucrânia a nível da alimentação, sobretudo, na região do Mediterrâneo e em África.

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Economia Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Algarve Política

Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve

12:42 17 Agosto, 2026 12:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas destacaram o papel de José Mendes Bota na história do Pontal e a renovação promovida na edição comemorativa dos 50 anos

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Ciência, Nacional

Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)

13:30 17 Agosto, 2026 13:23 17 Agosto, 2026 | João Luís

Vem aí um eclipse parcial da Lua: saiba a hora do ponto máximo na sua zona e como observar o fenómeno em segurança

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Economia, Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Algarve, Política

Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve

12:42 17 Agosto, 2026 12:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas destacaram o papel de José Mendes Bota na história do Pontal e a renovação promovida na edição comemorativa dos 50 anos

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Últimas Notícias

  • Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)
    Depois do eclipse do Sol, é a vez da Lua: fenómeno raro será visível em Portugal neste dia (e não precisa de óculos especiais)
  • Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
    Festa do Pontal assinala 50 anos com milhares de participantes no Algarve
  • Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
    Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento