A empresa alemã FlixBus, operador europeu de transporte expresso de passageiros, acaba de expandir a sua rede doméstica em Portugal, com o lançamento de uma nova linha para a Costa Vicentina. Os autocarros verdes da FlixBus chegam agora ao Litoral Alentejano, que passa a ter uma ligação diária a partir de Lisboa para Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, Odeceixe, Aljezur.
“Esta linha vem dar resposta à elevada procura que a FlixBus tem tido para esta região do Litoral Alentejano, uma região que é, naturalmente, um destino de férias para muitos portugueses e também turistas, e também local de eleição para muitos jovens que se deslocam para a região para assistir aos festivais e outros eventos que a região acolhe nesta altura do ano”, afirma Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha.
“Os preços para estas ligações começam nos 2,99 euros para uma ligação entre Lisboa e Sines, 3,99 euros para a ligação Lisboa a Vila Nova de Milfontes, e 4,99 para Zambujeira do Mar, Odeceixe e Aljezur”, informa a FlixBus em comunicado.
Esta será, para já, uma linha sazonal que fica disponível até ao final do verão. “Vamos avaliar, e se se a procura se justificar, a linha manter-se-á ao longo de todo o ano. É nosso objetivo continuar a servir toda a população do País”, defende Pablo Pastega.
Quarteira, Olhão e Tavira a partir da primeira quinzena de agosto
A região do Sotavento Algarvio é a próxima aposta da FlixBus, que irá lançar, durante o mês de agosto, uma nova rota que irá fazer a ligação entre Lisboa e Olhão, Quarteira e Tavira.
A nova linha já se encontra em pré-venda no site e na App da FlixBus. Os preços para esta linha começam nos 4,99 euros, para as ligações de Lisboa a Olhão, Quarteira e Tavira. Nas viagens entre Tavira e Quarteira, por exemplo, os preços começam nos 1,99 euros.
Ligações do Porto e Lisboa e Madrid reforçadas
As cinco linhas internacionais que ligam Lisboa e Porto à cidade de Madrid e ao Terminal 4 do aeroporto internacional de Madrid-Barajas foram também reforçadas, devido à elevada procura nestas ligações internacionais. “Nestas últimas semanas, verificámos um aumento de cerca de 50% na procura destas ligações entre Lisboa e Porto a Madrid, o que levou a que a FlixBus reforçasse a operação nestas linhas”, afirma Pablo Pastega. “Foram disponibilizados mais autocarros nestas rotas de forma a dar resposta a todos os passageiros que procuram uma forma alternativa de viajar para Madrid e também uma alternativa às viagens de avião para esta cidade de Espanha”, conclui.
Ainda de acordo com este responsável, “a FlixBus é cada vez mais uma alternativa na hora de viajar, seja cá dentro ou para fora. E a prova disso é este aumento de cerca de 50% na procura nas linhas que ligam o país a Madrid e a outras cidades de Espanha”.
Viajar cada vez mais verde
Os dados oficiais mais recentes vêm confirmar a crescente importância deste meio de transporte em Portugal. Em 2019, viajaram nos chamados expressos cerca de 6,6 milhões de passageiros, praticamente o mesmo número de passageiros transportados pelos comboios de longo curso (6,7 milhões).
“O transporte expresso de passageiros começa a ser uma alternativa na hora de viajar, já que é sustentável, complementar ao comboio, e que faz parte da solução global de mobilidade do país”, justifica Pablo Pastega.
O transporte de passageiros em autocarros de longo curso é, atualmente, um dos mais sustentáveis e amigos do ambiente, devendo ser visto por todos como um dos meios de transporte para o futuro, sendo também um dos mais seguros.