Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Joana Silva, membro da Comissão Executiva do PEV | Foto DR
Opinião, Política

Garantir o ordenamento do território e cumprir o direito à habitação sem comprometer a natureza

Artigo de opinião da autoria de Joana Silva, membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes

10:10 8 Janeiro, 2025 09:57 8 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No encerramento do ano de 2024, e em período de férias, o Governo AD publicou o Decreto-Lei n.º 117/2024, de 30 de dezembro, que visa a reconversão de solos da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional em solos urbanos destinados à construção, sob o falso pretexto de dar resposta inequívoca ao reconhecido problema de acesso à habitação, designadamente à habitação pública, propondo controlar os custos elevados.

É falso que a generalidade dos municípios encare escassez de solos urbanos nos perímetros urbanos, e como tal, a amplificação deste DL a todo o país constitui um erro crasso, denotando além de mais a falta de visão sobre a política pública de solos, uma generalização incompatível com o ordenamento e a sua lei de bases em territórios tão distintos como é o caso das grandes áreas metropolitanas e o interior do país.

Este diploma abre caminho para a alteração da lei dos solos, e como tal receamos que o carácter “excepcional” desta reconversão possa assumir em breve carácter permanente. Esta imposição vem sobrepor-se a décadas de trabalho de ordenamento e gestão territorial, num esforço, nunca pacífico, de conciliar a preservação ambiental e a minimização da impermeabilização dos solos com a voracidade do setor imobiliário e da lógica do betão. Funcionará ainda como um enorme travão à classificação de áreas sobre as quais se traçava a futura preservação ambiental.

Os solos assumem no contexto de adaptação e mitigação às alterações climáticas um papel e valor determinante, desde logo pela função de retenção de carbono e a manutenção de aquíferos saudáveis. São absolutamente necessárias medidas que permitam preservar os solos, restaurar a natureza, salvaguardando a biodiversidade e as nossas florestas. A destruição dos solos agrícolas coloca em causa a soberania alimentar, contrariando no fundamental a justa e imprescindível aposta no consumo e produção locais, por oposição ao caminho da produção intensiva, da grande distribuição alimentar com repercussões desastrosas do ponto de vista das emissões poluentes.

Num momento em que é urgente o esforço para restaurar os ecossistemas degradados, proteger os habitats naturais, seminaturais e agrícolas, esta alteração à lei vem sobrepor-se a toda esta emergência ecologista e deitar por terra a necessidade de inverter a tendência preocupante da perda de biodiversidade.

Não podemos deixar de assinalar que o Governo assume neste DL que o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) não pode constituir entrave a esta intenção de construir, sendo que esta alteração pressupõe que 30% da área total de construção acima do solo se destina a outros fins que não os da habitação pública ou a habitação de valor moderado e que existe incerteza sobre a quem verdadeiramente se destinará esta oferta de habitação, uma vez que está abrangida a construção a “custos controlados” destinada ao acesso pela classe média.

Ora, cabendo às Câmaras Municipais e às Assembleias Municipais tal deliberação, não são claros os critérios na definição de valores máximos para assegurar equidade, pelo que se pode prever a perpetuação do modelo especulativo vigente, e que certamente constituirá o maior beneficente desta inqualificável opção política, tornando até possível, à luz deste DL, a venda de casas acima dos valores de mercado praticados nos municípios.

Esta decisão do Governo, para além de pôr em evidência a intenção de colocar o Estado ao serviço e ao dispôr dos interesses imobiliários, constitui um evidente ataque à conservação ambiental e aos estatutos de proteção que ficarão assim totalmente dependentes de vontades e ventos políticos, não obstante o grande colorido com que o DL se reveste falseando a preservação de valores naturais, prometendo remediar o irremediável, senão atente-se: “em Reserva Ecológica Nacional continuam a ser salvaguardados os valores e funções naturais fundamentais, bem como prevenidos os riscos para pessoas e bens. “

Na realidade não há falta de terrenos urbanos onde se possa edificar habitação pública e a custos controlados, logo não serão estas alterações à Lei que irão possibilitar essa necessidade. Por outro lado, a quantidade de imóveis devolutos do Estado, dos grandes proprietários, dos fundos e empresas devem ser colocados de imediato a uso, com preços sociais contribuindo para travar a especulação imobiliária.

Estas e muitas outras questões é que têm de ser abordadas e travadas para fazer face à crise da habitação, seja ao nível dos bancos, do turismo, da especulação, dos salários, etc.

Os Verdes e os seus autarcas tudo farão para garantir a proteção ambiental, defender as RAN e as REN, pressionando localmente para que seja dada uma resposta cabal ao grave problema de acesso à habitação, desde logo priorizando a reabilitação e requalificação de áreas urbanas, recuperando edificado devoluto e apoiando a sua requalificação tendo como finalidade a habitação pública  minimizando a impermeabilização dos solos, fomentando o usufruto de espaços verdes, exigindo a conservação das áreas agrícolas que tenham o potencial de uma produção ecologicamente sustentável, e fundamentalmente, recusando a destruição de ecossistemas e habitats sensíveis e classificados.

Basta de destruição, Os Verdes lutarão sempre pelo direito à habitação com a ecologia em ação!

Leia também: Esta aldeia com 150 habitantes cresce sobre a água e já foi considerada das mais bonitas de Portugal

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’

16:40 30 Agosto, 2026 16:07 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma viúva espanhola recebeu as duas prestações durante mais de quatro anos, apesar de os próprios serviços espanhóis conhecerem a situação

Dom Rodrigo.
Algarve Vídeo

“Vou fazer serviço público”: jovem apresenta esta sobremesa típica do Algarve à base de fios de ovos e canela que todos têm de provar

16:20 30 Agosto, 2026 23:05 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Fios de ovos, amêndoa e canela juntam-se numa receita tradicional algarvia,apresentada como uma paragem obrigatória no Algarve

Berna, Suíça.
Economia Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Algarve Nacional Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Jazigo de petróleo. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

Guerra pelo ‘ouro negro’: estes dois países criaram uma ‘ponte marítima’ para transportar petróleo no Estreito de Ormuz

15:40 30 Agosto, 2026 15:10 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Exportações de petróleo têm estado condicionadas desde o início da guerra no Irão, mas estes dois países estão a tentar encontrar uma solução

Idoso à frente de uma casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender

14:40 30 Agosto, 2026 14:24 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Após o falecimento do senhorio, o contrato de arrendamento continua ou termina imediatamente? Saiba o que diz a lei portuguesa

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’

16:40 30 Agosto, 2026 16:07 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma viúva espanhola recebeu as duas prestações durante mais de quatro anos, apesar de os próprios serviços espanhóis conhecerem a situação

Dom Rodrigo.
Algarve, Vídeo

“Vou fazer serviço público”: jovem apresenta esta sobremesa típica do Algarve à base de fios de ovos e canela que todos têm de provar

16:20 30 Agosto, 2026 23:05 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Fios de ovos, amêndoa e canela juntam-se numa receita tradicional algarvia,apresentada como uma paragem obrigatória no Algarve

Berna, Suíça.
Economia, Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Algarve, Nacional, Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Jazigo de petróleo. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

Guerra pelo ‘ouro negro’: estes dois países criaram uma ‘ponte marítima’ para transportar petróleo no Estreito de Ormuz

15:40 30 Agosto, 2026 15:10 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Exportações de petróleo têm estado condicionadas desde o início da guerra no Irão, mas estes dois países estão a tentar encontrar uma solução

Idoso à frente de uma casa. Crédito: Freepik AI
Nacional

Contrato de arrendamento continua após falecimento do senhorio? Lei portuguesa pode surpreender

14:40 30 Agosto, 2026 14:24 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Após o falecimento do senhorio, o contrato de arrendamento continua ou termina imediatamente? Saiba o que diz a lei portuguesa

Últimas Notícias

  • À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha
    À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha
  • Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’
    Viúva terá de devolver mais de 18.000 euros após receber pensão de viuvez e reforma não contributiva: tribunal não ‘perdoou’
  • “Vou fazer serviço público”: jovem apresenta esta sobremesa típica do Algarve à base de fios de ovos e canela que todos têm de provar
    “Vou fazer serviço público”: jovem apresenta esta sobremesa típica do Algarve à base de fios de ovos e canela que todos têm de provar
  • País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde
    País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde
  • Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento