Para falar deste pronto a comer, À do Chef, que abriu em Faro e envolve a família Baptista, na Rua Dona Tereza Ramalho Ortigão, no n.º 60, no passado dia 6 de março, temos de recuar a 2017 a um conceito apelidado de Mr. Woodenspoon, de chef privado ou chef em casa.
Mariana Correia, filha do chef Carlos Baptista e de Anabela Baptista, foi a mentora deste primeiro projeto, inspirado na sua tese de final de curso e que deu origem a uma aventura que envolveu toda a família inclusivamente o irmão, Guilherme Correia, formado em Design Gráfico e responsável por toda a imagem, divulgação e logística da empresa.
Na essência da sua tese, em que defendeu este conceito do “chef em casa”, Mariana aponta algumas razões para este negócio ter sucesso, e uma delas, são as pessoas de mobilidade reduzida saírem para irem ao restaurante quando a maior parte desses espaços não terem condições para os receber.
Em segundo lugar, estando a ser servido em casa, o cliente sempre pode exceder-se um pouco mais no álcool, pois não precisa de conduzir, e em terceiro o chef tem mais liberdade criativa do que num restaurante normal, pois a triagem dos clientes para quem está a produzir, foi minuciosamente planeada. Com um papel igualmente importante, encontra-se Anabela Baptista, na dianteira do À do Chef, tendo sido a sua impulsionadora. É responsável pela questão económico-financeira do negócio, não fosse contabilista de formação.
Falta ainda apresentar um novo membro “da família” que, como referem, é outro filho neste caso, “adotivo”, Bernardo é um elemento experiente na entrega ao domicílio das refeições contratadas ao take away, exercendo o papel de braço direito na cozinha ao chef Batista quanto à lavagem da louça e da cozinha em geral.
O Mr. Woodenspoon, como já foi referido, é um serviço de chef privado, concebido para incluir as compras dos produtos pensados e acordados para a refeição, a confeção em casa do cliente, o serviço à mesa e posteriormente a limpeza e arrumação de todo o ambiente utilizado pela equipa.
Mr. Woodenspoon leva ‘a casa às costas’ para casa do cliente
Tal como o chef Carlos Baptista nos disse: “levamos literalmente a casa às costas para casa do cliente, desde as nossas fardas, jaleca, calças, sapatos e adereços próprios para um serviço de sala, como ainda os utensílios e maquinaria necessários para a criação dos pratos. Apesar de todos termos formação na área da hotelaria, tudo isto exige muito planeamento e organização”.
É com muito respeito e orgulho que Carlos Batista recorda a sua aprendizagem pelas mãos do chef José Domingos da Algarve Cuisine Academy, em Faro, como formador, amigo e parceiro de negócio.
O cliente deste negócio é bem diferente do À do Chef, pois é ditado pela sazonalidade e predominantemente estrangeiro, com um nível de vida média alta, e em muitos casos até sem limites no investimento. São eles, ingleses, franceses, holandeses, alemães e americanos.
E como se cria esta rede de negócios? Ora, o Mr. Woodenspoon firmou acordos com empreendimentos, villas, entre outros, criando parceiros de negócio, sobretudo em Albufeira, Vilamoura, Quinta do Lago… o triângulo dourado, assim chamado, fixando clientes de época para época, dando origem a amizades que acabaram em muitos dos casos em contratação direta e até alargada a outros âmbitos das necessidades logísticas dessas famílias que os procuram.
“Sem a qualidade dos serviços e dos produtos – relembra Anabela Baptista, mulher do chef -, o crescimento da empresa e este passo recente que demos, não estaria a ter os resultados que estamos a obter!”.
Todos os produtos são adquiridos na região ou no restante país
“A localização do take away é bastante central, junto a clínicas de saúde e outros serviços, mas a procura da nossa cozinha, por ser todos os dias diferente e de muita qualidade, é a nossa garantia, não servindo nada congelado ou processado, toda a matéria prima é fresca e transformada pelo chef. Os preços do take away, oscilam entre os 7 e os 12 euros por dose, o que nos dias que correm são valores razoáveis para uma refeição!”.
Não podemos deixar de referir que todos os produtos comprados, sejam eles para o Mr. Woodenspoon (atuando mais no verão), sejam para o À do Chef, são sempre adquiridos localmente, na região ou no restante país, mas sempre com muita qualidade. Daí a cozinha oferecer desde pratos de inspiração algarvia, regionais até à cozinha europeia e internacional. O objetivo é sobretudo promover a economia local e regional.
Tanto num conceito como no outro, a família de quatro elementos, composta por Carlos e Anabela Baptista e filhos, Mariana e Guilherme, não esquecendo Bernardo o mais novo da equipa, interage com os clientes de forma muito simples, não intrusiva, mas ainda assim criando muita empatia com todos e esse princípio é a alavanca para outros projetos que têm na manga e que são o segredo mais poderoso que têm.
Aqui ficam os contactos para pesquisarem ou procurarem os serviços do Mr. Woodensponn, www.woodensponn.pt e do À do Chef – take away pelos telefones 289 828 155 | 924 472 457 ou pelo página de facebook. Comece já a encomendar!
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