CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
A DECO INFORMA…
Abastecer a despensa e o frigorífico está cada vez mais caro e tem um peso muito elevado no orçamento familiar. Fazer e levar uma lista de compras é um recurso que todo o consumidor deve colocar em prática para ajudar a calcular os custos. Mas existem outros comportamentos que poderá adotar e que nos permitem gastar menos, como por exemplo:
- Organizar e planear as refeições;
- Elabore um plano semanal de refeições, confirmando os produtos que tem no frigorífico e na despensa;
- Certifique-se que planeia refeições que permitam reaproveitar as sobras;
- Conserve os alimentos de forma a preservar as suas qualidades;
- Sempre que possível, prepare as refeições em casa.
Organizar e planear as compras
Defina um valor a gastar: quando estiver a preparar a lista de compras, coloque à frente o preço médio de determinado produto, calculando assim o valor aproximado da sua despesa.
Esteja atento aos prazos de validade: é frequente encontrar produtos com prazos de validade quase a terminar e com desconto que pode ultrapassar os 50%. Avalie a pertinência dessa compra, pois se for para consumir dentro do prazo indicado valerá a pena.
Não deve ir ao supermercado com fome: aumenta a probabilidade de comprar alimentos que não estão na sua lista.
Leve os sacos reutilizáveis: além da vertente económica, contribuirá para diminuir a quantidade de plástico que usamos utiliza.
Esteja atento aos folhetos promocionais podem ser muito úteis para perceber qual o valor real dos produtos e quais as promoções válidas.
Contudo, deve evitar comprar quantidades acima das suas necessidades: traga apenas o que necessita.
Compare os preços à unidade – litro e quilo: os produtos devem ter afixado o preço unitário, mas esta análise é mais eficaz na hora de comparar preços e marcas.
Quer mais informação sobre esta temática?
Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira da DECO através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o email [email protected] .
Leia também: DECO apresenta medidas para a prevenção de fraude e burlas nos pagamentos