Vila Real de Santo António será o ponto de partida para as competições de Triatlo em solo nacional, nos dias 11 e 12 de Março, sendo esperada a presença de mais de um milhar de atletas.
Desta feita, a cidade algarvia volta a marcar o calendário competitivo com a disputa da primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, num fim-de-semana preenchido de provas para todas as idades.
No sábado, 11 de Março, às 14.15 horas, será dia de arranque da maior competição colectiva da modalidade em Portugal. Com duas partidas distintas, para homens e mulheres, o Campeonato Nacional de Clubes será disputado no formato sprint.
Todos os triatletas que alinharem na praia de Monte Gordo terão de percorrer 750 metros de natação nas águas algarvias, seguidos de 21,9 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida finais.
Os percursos planos e tecnicamente pouco exigentes que caracterizam a prova ajudam a antever uma competição que se produzirá de forma rápida e intensa, com a liderança do campeonato em jogo e garantida para os primeiros a cortar a meta.
No mesmo dia, destinada a todos os interessados em participar, será realizada uma Prova Aberta.
Disputada no formato de Duatlo, constitui uma excelente oportunidade para quem procura uma primeira experiência na modalidade. Todos os inscritos serão desafiados ao longo de dois quilómetros de corrida, oito quilómetros de ciclismo e um quilómetro de corrida final.
O último dia deste fim-de-semana competitivo, domingo, será reservado aos mais novos, em mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem.
Desta feita, disputada no formato de Duatlo, a competição oferece em Vila Real de Santo António mais uma oportunidade para clubes e atletas mostrarem o seu valor e participarem numa prova de grande harmonia e de aprendizagem competitiva.
O Triatlo de Vila Real de Santo António é organizado pela Câmara Vila Real de Santo António e pela Federação de Triatlo de Portugal, sendo esperada a participação de um elevado número de participantes e espectadores para dois dias de competições intensas.