Mariana Pinto sagra-se campeã nacional de Optimist Absoluto e Feminino, no Campeonato de Portugal Juvenis e Infantis 2023, em Viana do Castelo. E o Clube Naval de Portimão é vice-campeão em Team Racing.
A frota da vela ligeira do Algarve deslocou-se a Viana do Castelo para participar no Campeonato de Portugal Juvenis e Infantis FPV 2023, com a presença das equipas de vela da Associação Naval do Guadiana, Clube Náutico de Tavira, Grupo Naval de Olhão, Ginásio Clube Naval de Faro, Clube Internacional da Marina de Vilamoura, Clube Naval de Portimão e Clube de Vela de Lagos, com a atleta do Clube Naval de Clube Naval Portimão, Mariana Pinto a dominar o Campeonato, e a sagra-se Campeã Nacional Absoluto e Feminino juvenil da classe Optimist.
“Foram cinco dias consecutivos de grandes provas, com a participação de cerca de 120 jovens velejadores da classe Optimist, oriundos de 24 clubes de todo o país, que completaram um total de 14 regatas, sob excelentes condições para a prática da modalidade”, refere a Associação Regional de Vela do Sul em comunicado.
Uma prova com organização a cargo do Clube de Vela de Viana do Castelo, que este ano é a Capital Europeia do Desporto, contou com a colaboração do clube algarvio, Capable Planet Clube Náutico de Loulé.
Na prova de Team Racing, prova por equipas, o Clube Naval de Portimão alcançou o 2º lugar na classificação geral, sagrando-se assim, Vice-campeão Nacional por equipas. Uma prova que foi ganha pelo Clube de Vela Atlântico.
Com este resultado, a velejadora Marina Pinto, natural de Portimão, torna-se assim, como a mais jovem, e a primeira velejadora feminina a alcançar o feito de juntar o título de campeã nacional, ao de vice-campeã do Mundo, fechando assim, com chave de ouro, uma época memorável. Já o Clube Naval de Portimão, é agora o clube com mais títulos Nacionais na classe Optimist.
A ARVSul congratula “todos os atletas e velejadores, respetivos Clubes Algarvios, às suas equipas técnicas, pela presença nestes Campeonatos de Portugal de Optimist, em especial à velejadora Marina Pinto, ao seu clube, treinador, e à sua família, pelo excelente resultado obtido para a vela de Portimão, do Algarve e Nacional”.
Para Ricardo José, presidente da ARVS, “este é um resultado, que a todos nos enche de orgulho, não só porque demonstra bem a dinâmica da modalidade na Região Sul, como também, vem demonstrar que nada acontece sem muito trabalho, dedicação e empenho. E isso, os nossos velejadores e os seus clubes, são de uma resiliência ímpar, no panorama do desporto Regional. Os resultados agora obtidos, dão bons indicadores e mais motivação, para trabalhar mais e melhor, em prol de uma modalidade, que se pretende que seja, uma aposta ganhadora e de futuro na região. Muitos parabéns à velejadora Marina Pinto e à Vela no Algarve “.