José Eduardo, Sandra, Madalena, Fábio, João Pedro e Raul, são um grupo de amigos que juntamente com os seus pais, informalmente, juntavam-se para praticar a modalidade em São Brás de Alportel. Este desporto, de cariz universal, é totalmente adaptável a qualquer atleta e já foi eleito como modalidade paralímpica.
A força de vontade deste grupo cativou a União Sambrasense que ouviu o seu apelo e pedido de auxílio e colaboração, ao demonstrarem a vontade de poderem competir com outros atletas, sendo necessário a sua filiação.
Este apelo mereceu o apoio do clube, tendo sido inclusive referido pelo presidente da União Recreativa Desportiva Sambrasense (UDRS), Bruno Sousa Costa, numa reunião com os atletas que “o clube tem a obrigação moral e dever social de apoiar estas modalidades integrativas, demonstrando a sua abrangência como grande clube desta terra. Esta era a componente social que faltava, muito nos orgulha enquanto coletividade por ter mais este núcleo desportivo, esta é uma das formas de promover a inclusão, abrindo portas para que todos os queiram praticar este desporto, incentivando os hábitos saudáveis, a socialização e o convívio”.
O dirigente afirmou que “sentimo-nos mais preenchidos com a formalização desta nova modalidade, que aliado ao Basquetebol começou a dar novos passos, revelamos a dinâmica empreendida e a ligação de sempre deste grande clube à nossa comunidade local”.
Após algumas reuniões e encontros com os atletas e os seus pais, a UDRS, decide avançar com a filiação do clube na PCAND (Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto), no passado dia 30 de outubro, acolhendo mais uma modalidade e pela primeira vez na história do clube, uma modalidade, acessível a todos, inclusive para atletas portadores de mobilidade reduzida.
Foi com grande felicidade e entusiasmo que a União Sambrasense foi recebida nas instalações da Junta de Freguesia no passado dia 6 de novembro, para o primeiro treino oficial, com os novos atletas da União Sambrasense a envergar os nossos polos verdes.
Este é mais um desafio que a UDRS encara com “naturalidade, sem medo e com muito orgulho”, continuando a defender “os valores do clube e dando a oportunidade a estes atletas de vestirem as nossas cores bem como dar mais valor ao nosso clube com tudo o que têm para nos ensinar”.
A equipa já está a treinar no espaço cedido gentilmente pela Junta de Freguesia, estando sempre disponíveis para receber novos atletas ou visitas, poderá juntar-se aos atletas nos seguintes dias de treino: segunda-feira (19:00-21:00), terças e sextas pelas 14:30 na Junta de Freguesia.
Leia também: São Brás de Alportel representa o Algarve como uma das “Aldeias de Portugal”. Saiba tudo