O Algarve 7’s 2018 foi apresentado esta segunda-feira, 27 de Novembro, em Oeiras. A edição inaugural deste evento propõe juntar, a 2 e 3 de Junho de 2018, mais de 45 equipas nacionais e estrangeiras, incluindo cerca de 800 jogadores de Rugby Sevens de todo o mundo, num dos melhores estádios e complexo desportivos do Algarve.
O projecto arranca com a visão de se tornar no principal torneio de sevens da Europa (extra circuito) em três anos e tem o apoio da Federação Portuguesa de Rugby.
A cerimónia de apresentação contou com a presença da presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita; do secretário-geral da Federação Portuguesa de Rugby, Mário Costa; do director da Sports Ventures (empresa responsável pela organização deste evento), José Diogo Trigo de Moraes; do embaixador do evento e jogador da Selecção Nacional de Rugby VII e XV, Pedro Leal; do jogador da Selecção Nacional de Rugby VII e XV, João Durão Lino; e do seleccionador Nacional de Rugby VII, António Aguilar.
Algarve tem ingredientes únicos para a realização do evento
A organização aponta os ingredientes únicos do Algarve (clima, hotelaria, acessibilidade, qualidade/preço dos serviços), o crescimento do Rugby Sevens (modalidade olímpica), as infra-estruturas, nível de acolhimento, entretenimento para visitantes e os benefícios directos para o turismo como garantias de sucesso.
“O objectivo é criar não só um torneio que tenha continuidade e que perdure no tempo, mas que seja também uma festa do desporto, do rugby e que se transforme num produto turístico”, afirma José Diogo Trigo de Moraes, director da Sports Ventures, empresa responsável pela organização
O evento é composto pela competição principal – Masculino Elite (8 equipas) realizada no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António e pelas competições: Masculino Aberto (16 equipas), Feminino Aberto (8 equipas) e Veteranos (8 equipas), cumpridas no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.
Para o Torneio de Elite, está confirmada a presença de duas grandes estrelas mundiais da modalidade, DJ Forbes e Sherwin Stowers, e de 6 Equipas: Samurai Internacional RFC, Worcester Warriors, New Zealand Metro, London Spartans, Portugal Invitational 7s e Maccabi France.
“Temos condições de excelência, zonas verdes, infra-estruturas variadas e de qualidade para a prática do desporto e o rugby tem de estar presente. Penso que estão reunidas todas as condições para que este evento seja um grande êxito”, afirma Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.
“Olho com muitos bons olhos para esta competição. Quantas mais provas como esta houver, mais benéfico é para as equipas e jogadores. É essencial que haja o maior número” de atletas portugueses neste evento”, salienta, por seu turno, o seleccionador Nacional de Rugby VII, António Aguilar.