A Seleção Nacional ANDDI revalidou o título de Campeã da Europa pela quarta vez na passada sexta-feira. Os jogos do VIRTUS European Summer Games 2022 realizaram-se em Cracóvia, na Polónia. A seleção lusitana sagrou-se campeã, na final, frente à equipa da casa, vencendo a Polónia por 26-23.
O Clube de Vela de Tavira realça “os prémios recebidos por dois dos atletas lusos, Fábio Moleiro que foi eleito o Melhor Jogador da prova e o Miguel Meireles que recebeu o prémio de Melhor Guarda-Redes”.
É um orgulho para todos os portugueses, mas destacam-se “três elementos da comitiva diretamente ligados ao Clube de Vela de Tavira: o atleta Paulo Francisco, o técnico Cristiano Valente e o fisioterapeuta Henrique Nunes (todos atletas de formação e diretamente ligados à equipa sénior do Clube de Vela de Tavira)”.
Apesar de ausente na Polónia ao serviço da seleção nacional, o atleta do Clube de Vela de Tavira, Paulo Francisco, foi ainda distinguido nesse mesmo dia, na XII Gala da Associação de Andebol do Algarve, como “Melhor atleta de andebol para o desenvolvimento intelectual”, tendo sido representado pelo seu pai que recebeu o prémio das mãos do professor Rui Martins, coordenador regional de desporto escolar.
Esta participação e os resultados obtidos são o reflexo de todo um trabalho de equipa, referente ao projecto de andebol adaptado, uma parceria do Clube de Vela de Tavira com a Fundação Irene Rolo, cujos contributos dos técnicos Isabel Garcias e Cristiano Valente, assim como dos dirigentes da equipa Celma Livramento e Henrique Laranjo e dos restantes atletas têm sido fundamentais para o sucesso do mesmo.
Os últimos encontros nacionais realizados em Tavira, de andebol adaptado para o desenvolvimento intelectual, em época pré-pandemia, permitiram ao responsável pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, António Costa Pereira, ter uma percepção da realidade andebolística vivida em Tavira, neste âmbito, culminando na convocatória e convites aos elementos do Clube de Vela de Tavira.