Tavira homenageou cerca de 300 atletas do concelho, na noite desta sexta-feira, na Gala do Desporto 2016, que teve lugar no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.
O município voltou a distinguir aqueles que na última época desportiva elevaram e promoveram o concelho em termos desportivos, desde as associações aos clubes, incluindo o desporto escolar.
“Tavira é uma das maiores embaixadoras do desporto no Algarve, no país, na Europa e até no mundo, e prova disso são os cerca de 300 homenageados desta noite, que provam como o desporto está massificado e distribuído de uma forma ecléctica”, disse Custódio Moreno, director regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, no início da gala.
“Temos campeões desde a natação, ao andebol, ao ténis, aos desportos náuticos, aos desportos de combate e a cereja no topo do bolo é o facto de a cidade continuar a manter o ciclismo como desporto rei”, realçou o responsável. “Como dirigente nesta área posso afirmar que Tavira está na linha da frente do desporto no Algarve”, concluiu.
Jorge Botelho destacou o “esforço enorme” das famílias dos atletas e aproveitou para relembrar os munícipes das obras de requalificação que se avizinham em algumas infra-estruturas desportivas do concelho. “Nos próximos tempos iremos melhorar em muito as instalações. Já temos um campo de futebol reformulado, os campos de ténis terão novas instalações reformuladas, as piscinas serão reformuladas, e os pólos desportivos das freguesias irão ser melhorados”, garante o autarca tavirense.
Durante a cerimónia foram distinguidos atletas nas categorias de Mérito Desportivo, Desporto Escolar (masculino e/ou feminino), Desporto Adaptado, Revelação do Ano (masculino e/ou feminino), Atleta do Ano (masculino e/ou feminino), Equipa do Ano (masculina e/ou feminina), Treinador do Ano, Dirigente do Ano, Clube do Ano, Dedicação, Personalidade Desportiva, e Alto Prestígio.
Para a atribuição de prémios a nível do desporto federado, a autarquia reuniu um júri constituído por dois membros da Câmara de Tavira, um do Instituto Português do Desporto e da Juventude, um da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região do Algarve, um do Agrupamento Vertical D. Manuel I, um do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia e três membros da comunicação social, entres os quais um jornalista do POSTAL.