O Sporting empatou esta terça-feira (1-1) com o Portimonense, em jogo particular entre duas equipas da I Liga portuguesa de futebol disputado à porta fechada em Lagos, horas antes de os ‘leões’ defrontarem os espanhóis da Real Sociedad.
No relvado da unidade hoteleira onde a equipa de Rúben Amorim está a estagiar no Algarve, o médio brasileiro Davis, filho de Tinga, antigo jogador do Sporting, assinou o tento dos algarvios, enquanto o extremo moçambicano Geny Catamo empatou para os ‘verde e brancos’, no seu terceiro golo desta pré-época.
O Sporting alinhou de início com Franco Israel, Luís Neto, Francisco Trincão, Youssef Chermiti, Geny Catamo, Daniel Bragança, João Muniz, Eduardo Quaresma, Jovane Cabral, Mateus Fernandes e Afonso Moreira. Jogaram ainda Diego Callai e Dário Essugo.
Jeremiah St. Juste realizou trabalho de ginásio, enquanto Ousmane Diomande, a recuperar os índices físicos após síndrome febril, realizou treino normal no relvado, informaram os ‘leões’ no seu site oficial.
No Portimonense, Paulo Sérgio escolheu um ‘onze’ com Vinicius Silvestre, Igor Formiga, Alcobia, Alemão, Filipe Relvas, Seck, Diaby, Maurício, Davis, Paulinho e Hélio Varela. Jogaram ainda Kim Yong-hak, Ricardo Sousa, Ângelo Taveira, Gonçalo Costa, Midana Cassamá, Lucas Ventura, Carlinhos e Diogo Rodrigues.
Os ‘leões’, com três vitórias e dois empates na pré-temporada, voltam à ação esta noite (20:30), à porta aberta, no Estádio Algarve, perante a Real Sociedad.
Já o ÇPortimonense, que iniciou oficialmente a época no domingo com uma vitória (3-1) na receção ao Estrela da Amadora, para a Taça da Liga, defrontam no domingo o Leixões, em Matosinhos, em jogo da segunda fase da prova.
Sporting encerra estágio com triunfo sobre Real Sociedad
O Sporting venceu esta quarta-feira os espanhóis da Real Sociedad (3-0), no último jogo do estágio de pré-época no Algarve, em que o reforço sueco Gyökeres se estreou a marcar pela equipa da I Liga portuguesa de futebol.
No Estádio Algarve, os tentos de Gyökeres (19 minutos), Ricardo Esgaio (28) e Pedro Gonçalves (55) garantiram o quarto triunfo em seis jogos nesta pré-temporada para os ‘leões’, que terminaram o jogo com dez elementos, após expulsão de Leonardo Barroso (84).
Este triunfo junta-se às vitórias sobre Estrela da Amadora (4-1), Marítimo (3-0) e Farense (2-1), e aos empates com Genk e Portimonense, ambos 1-1.
Antes da partida, os antigos internacionais portugueses Oceano e Carlos Xavier, que jogaram no Sporting e na Real Sociedad, foram homenageados pelos dois emblemas, que lhes entregaram camisolas com o número de jogos realizados em cada uma, e ovacionados pelos milhares de adeptos presentes.
Depois do empate (1-1) matinal com o Portimonense, Rúben Amorim trocou toda a equipa, escolhendo um ‘onze’, em ‘3-4-3’, com Adán na baliza, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis como o trio de centrais, Esgaio, Morita, Pedro Gonçalves e Nuno Santos no meio-campo e Marcus Edwards, Paulinho e Gyökeres no ataque.
O avançado sueco, único reforço dos ‘leões’ até agora, posicionou-se no eixo do trio ofensivo, acompanhado por Marcus Edwards à direita e Paulinho à esquerda, mostrando-se um jogador possante, a ganhar praticamente todos os duelos e já integrado na manobra ofensiva do Sporting.
Estreia de Gyökeres a marcar
Após um arranque de partida relativamente equilibrado, o japonês Kubo testou os reflexos do guardião Adán num remate perigoso (19 minutos) e, na imediata resposta ‘leonina’, Gyökeres garantiu a melhor ‘estreia’ possível perante os adeptos ‘leoninos’, abrindo o marcador após cruzamento de Esgaio e corte incompleto de Astigarraga.
O Sporting, mais tranquilo após o golo inaugural, voltaria a marcar antes da meia hora de jogo, por Ricardo Esgaio, isolado por uma assistência primorosa de Pedro Gonçalves (28).
Até ao intervalo, os bascos, que esta época estão de regresso à fase de grupos da Liga dos Campeões, nove anos depois da última presença, ameaçaram a baliza ‘verde e branca’ num lance de calcanhar de Umar Sadiq, que saiu ao lado (34).
Já no segundo tempo, Paulinho desperdiçou uma ocasião flagrante (53), deixando-se antecipar por um defensor quando seguia isolado, dois minutos antes do 3-0, por Pedro Gonçalves, que concluiu no ‘coração’ da área após passe atrasado rasteiro de Nuno Santos, à esquerda.
Adán evitou o golo adversário, com boas defesas em dois remates de Olasagasti (67 e 69), mas o encontro foi perdendo ritmo e os ‘leões’ até acabaram reduzidos a dez, por expulsão do lateral Leonardo Barroso (84), após o vídeo-árbitro ter alertado o árbitro Gonçalo Neves para uma entrada muito dura sobre um rival.
O próximo jogo de pré-época do Sporting está marcado para domingo, às 20.00, frente aos espanhóis do Villarreal, para o Troféu Cinco Violinos.
Jogo disputado no Estádio Algarve
Sporting – Real Sociedad, 3-0
Ao intervalo: 2-0
Marcadores:
1-0, Gyökeres, 19 minutos.
2-0, Ricardo Esgaio, 28.
3-0, Pedro Gonçalves, 55.
Equipas:
– Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho e Gyökeres. Jogaram ainda: Dário Essugo, Tiago Ferreira e Leonardo Barroso.
Treinador: Rúben Amorim.
– Real Sociedad: Remiro, Gorosabel, Zubeldia, Astigarraga, Diego Rico, De Zárate, Navarro, Turrientes, Oyarzabal, Kubo e Umar Sadiq. Jogaram ainda: Cho, Karrikaburu, Magunazelaia, Olasagasti, Martín, Ayesa, Sola, Aihen, Brais Méndez, Gorrotxategi e Lebarbier.
Treinador: Imanol Alguacil.
Árbitro: Gonçalo Neves (Évora).
Ação disciplinar: cartão vermelho para Leonardo Barroso (84).
Assistência: Cerca de 12.000 espetadores.