Monte Gordo será palco da primeira edição da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup), uma nova competição da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) dirigida a motos e quads, cujo vencedor será conhecido entre os dias 17 e 19 de novembro de 2023.
O concelho de Vila Real de Santo António estreia-se assim na organização de um dos maiores eventos mundiais da categoria, em plena época baixa, sendo esperados milhares de visitantes na Praia de Monte Gordo, entre participantes, organizadores e amantes da modalidade.
Álvaro Leal, vereador da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro do Desporto e Juventude, revelou, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que a “Monte Gordo Sand Experience” irá decorrer à semelhança do «Enduropale du Touquet», no norte de França, e do “Enduro del Verano”, na Argentina, as duas primeiras corridas da competição, bastante populares em todo o mundo, que aconteceram no passado mês de fevereiro.
“Prevê-se que o evento tenha um impacto muito positivo na economia local, desde o comércio aos setores da hotelaria e restauração, e reforce a ideia de que Vila Real de Santo António e a região do Algarve têm potencialidades para serem visitados durante todo o ano. Estimamos que a hotelaria do concelho e das zonas limítrofes venha a registar, durante a prova, níveis de ocupação máximos”, afirma Álvaro Leal.
A Taça do Mundo de Corridas em Areia engloba um total de três etapas e Monte Gordo vai fazer parte do calendário desportivo internacional, ao receber os melhores pilotos do mundo para disputar a última prova da competição.
O primeiro dia, 17 de novembro, será dedicado às verificações administrativas e técnicas, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.
Os dias 18 e 19 estão reservados para as provas, num circuito de cerca de 5 km que será construído no areal da praia, aproveitando a maré baixa para a realização das corridas.
A organização é do Automóvel Club de Portugal (ACP), em conjunto com o município de Vila Real de Santo António, e sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).