A seleção portuguesa de voleibol confirmou o favoritismo e bateu esta sexta-feira sem dificuldades o Luxemburgo, por 3-0, no primeiro jogo do Torneio 4 da fase preliminar da European Golden League, disputado em Loulé.
Frente a um adversário teoricamente acessível, e apesar de uma entrada na partida algo morna, Portugal foi crescendo em termos exibicionais e fechou a partida em três sets, com os parciais de 25-22, 25-19 e 25-16.
Alexandre Ferreira (15 pontos) e Lourenço Martins (11) foram os melhores pontuadores portugueses, enquanto Chris Zuidberg (11) e Mateja Gajin (10) destacaram-se pelo Luxemburgo.
Com uma série de serviços falhados, o jogo arrancou algo descaracterizado, até que o Luxemburgo, mais tranquilo, aproveitou a ansiedade portuguesa no ataque e passou para a frente, dispondo até de quatro pontos de vantagem aos 16-12.
Esta má fase, com alguns erros não forçados, obrigou o selecionador João José a ‘gastar’ os dois descontos de tempo permitidos para corrigir a abordagem dos seus jogadores, que foram reagindo e melhorando progressivamente.
Depois de ter estado em vantagem apenas no 1-0 inicial, Portugal só conseguiu voltar à liderança nos 20-19, graças a um dos quatro ‘ases’ assinados no jogo por Miguel Tavares, acabando por fechar o primeiro parcial em 25-22.
No segundo set, a equipa das ‘quinas’ entrou com mais dinâmica na distribuição e no ataque à rede, beneficiando também de uma prestação mais errónea nos forasteiros para ganhar vantagem depois do 2-2, com três pontos a favor seguidos.
Portugal não teve oposição à altura neste período e ‘fugiu’ no marcador até chegar pela primeira vez aos oito pontos de avanço, com 20-12, uma margem tranquila que se manteve até ao fim do segundo set (25-19).
O ascendente luso prosseguiu no terceiro e último parcial, com uma entrada forte que permitiu ganhar distância clara no marcador muito rapidamente, sem a mesma reação luxemburguesa, deixando o domínio de Portugal fluir até ao 25-16 final.
Após o primeiro jogo, a seleção portuguesa integra, com três pontos, o grupo dos líderes na classificação única da fase preliminar com 12 seleções.
O Torneio 4 da European Golden League prossegue em formato concentrado em Loulé no fim de semana, com os jogos Espanha-Luxemburgo, no sábado, às 17:00, e Portugal-Espanha, no domingo, às 16:00.
Na fase preliminar da Golden League, a seleção portuguesa participa ainda no Torneio 7, entre 24 a 26 de maio, com a anfitriã Roménia e a Croácia, e no Torneio 12, de 31 de maio a 02 de junho, com Ucrânia e Bélgica, a realizar na Polónia.
Os primeiros quatro classificados da fase preliminar apuram-se para a ‘final a quatro’, marcada para a Croácia, em 15 e 16 de junho.
Declarações após o jogo Portugal-Luxemburgo
– João José (selecionador de Portugal): “É um bocadinho aquilo que a gente diz sempre sobre o primeiro jogo de cada competição: é o quebra-gelo, e aquele primeiro set foi característico disso. Também por mérito do Luxemburgo, que entrou bem no jogo, a provocar-nos erros, alguns forçados e outros não forçados. O importante é que nós fomos conseguindo crescer ao longo do jogo.
No segundo set, já entrámos melhor, a marcar melhor o jogo e a fazer o que era suposto fazer, e no terceiro set acabámos já muito por cima.
É sempre importante entrar com uma vitória, seja contra que equipa for. O início é sempre tremido, eles vêm de um final de campeonato, com pouco tempo de preparação, e estamos a tentar mudar algumas coisas na equipa, o que leva o seu tempo e deixa às vezes a equipa um pouco desconfortável.
Foi um bocadinho o que aconteceu nesse primeiro set, esse desconforto de haver algumas peças novas, o que faz com que o jogo não seja tão fluido e consistente”.
– Alexandre Ferreira (jogador de Portugal): “Como era de esperar, o primeiro jogo é sempre o jogo de desbloqueio, tem sempre aquele nervosismo.
Demorou um bocadinho, é normal. Temos uma mudança bastante grande no grupo e no ‘seis’ inicial. O que importa é que ao longo do jogo fomos relaxando e tomando conta depois da parte tática, não deixando jogar.
[Contra a Espanha, no domingo] Vai ser um jogo completamente diferente, estamos à espera disso. Já sabemos que o nosso objetivo é a ‘final four’ e é nisso que temos de nos focar. O segundo jogo vai correr melhor”.
Jogo no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé
Portugal – Luxemburgo, 3-0
Parciais: 25-22, 25-19 e 25-16
Sob arbitragem de Ehsan Rejaeyan (França) e Jorg Kellenberger (Alemanha), as equipas alinharam:
– Portugal: Miguel Sinfrónio, Alexandre Ferreira, Lourenço Martins, Miguel Tavares, Manuel Figueiredo e Gonçalo Sousa (líbero). Jogaram ainda: Filip Cveticanin e Nuno Marques.
Selecionador: João José.
– Luxemburgo: Mateja Gajin, Gilles Braas, Yannick Erpelding, Chris Zuidberg, Christian Galoppo e Samuel Novais (líbero). Jogaram ainda Simão Novais, Jérémie Feit e Ryan da Luz.
Selecionador: Pompiliu Dascalu.
Assistência: cerca de 800 espetadores.
Leia também: Fez eco em Espanha: “Nesta ilha escondida do Algarve respira-se um ar de exclusividade”