Portugal apurou-se, esta quinta-feira, para a final do Europeu de sub-19 de futebol pela sexta vez, depois de golear na meia-final a Noruega por 5-0, em jogo disputado em Paola, Malta.
No estádio Tony Bezzina, a seleção lusa inaugurou o marcador por intermédio de Gustavo Sá aos quatro minutos. O jogador que se destacou no Famalicão aproveitou o erro do guardião Magnus Ree e abriu caminho a uma goleada num duelo que não teve outra história, senão a supremacia da seleção lusa comandada pelo técnico Joaquim Milheiro.
A seleção ampliou depois a vantagem com golo de Hugo Félix, jogador do Benfica e irmão de João Félix, aos 17 minutos, de grande penalidade. Rodrigo Ribeiro, do Sporting, marcou por duas vezes. O primeiro golo de Rodrigo surgiu aos 31 minutos.
O jogo foi para o intervalo quando Portugal já ganhava por 3-0. A equipa da Noruega ainda tentou aproveitar um período de acalmia dos lusos, mas durou apenas 21 minutos. Rodrigo Ribeiro voltou a marcar aos 66 minutos e fez o quarto do jogo. Carlos Borges fechou as contas aos 69 minutos, superando a formação treinada pelo também português Luís Pimenta.
Portugal, que venceu o Europeu sub-19 em 2018 e foi finalista derrotado em quatro ocasiões (2003, 2014, 2017 e 2019), vai defrontar no jogo decisivo, agendado para domingo, o vencedor do confronto entre a Espanha e a Itália.
De referir que da vez que Portugal venceu a prova bateu, curiosamente, a Itália (4-3, após prolongamento).