O sorteio dos 16 avos de final da Taça de Portugal realizado, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol ditou que o Portimonense calhasse contra o Sporting de Braga, o jogo vai ser realizado em Portimão, mas ainda não há data certa. Apenas se sabe que os jogos para esta eliminatória estão agendados para os dias 25 e 26 de novembro.
Quanto a FC Porto, Sporting e Benfica, os ‘grandes’ contam com o fator casa na quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com ‘dragões’ e ‘leões’ diante de adversários do quarto escalão, e as ‘águias’ ainda à espera do oponente.
O sorteio foi teoricamente ‘simpático’ para os ‘grandes’, embora o Benfica espere pelo vencedor da eliminatória entre o Camacha, do Campeonato de Portugal, e o Famalicão, da I Liga.
Se o favoritismo se confirmar, o Benfica deverá receber o Famalicão, no que seria o quarto jogo entre equipas da I Liga nesta ronda, depois de o sorteio ter emparelhado Portimonense-Sporting de Braga, Arouca-Boavista e Vizela-Estrela da Amadora.
O Benfica, recordista de troféus na Taça de Portugal, com 26, aguarda o desfecho desse jogo da terceira eliminatória entre Camacha e Famalicão, adiado para 18 de novembro, depois de os famalicenses não terem conseguido aterrar na Madeira, devido a ventos fortes.
Na quarta ronda, o FC Porto, detentor em título da Taça, não deverá encontrar grande resistência frente ao Montalegre, bem como o Sporting diante do Dumiense, equipas que ocupam o sétimo e 11.ºs lugares da Série A do Campeonato de Portugal, respetivamente.
Em outros jogos, o Boavista, vencedor da Taça em cinco ocasiões, o Sporting de Braga, vencedor em três, e Estrela da Amadora, em uma, têm a ‘fava’ do sorteio, com deslocações a adversários da I Liga.
Os ‘axadrezados’ visitam o Arouca, os ‘arsenalistas’ o Portimonense, e os ‘tricolores’ o Vizela.
O Sporting de Braga visita o Algarve três semanas depois de receber o Portimonense para a I Liga, enquanto o Boavista viaja até Arouca no espaço de poucos dias, primeiro para a Taça e logo a seguir para o campeonato (3 de dezembro).
A quarta eliminatória da Taça de Portugal envolve mais quatro equipas da I Liga, com o sorteio a favorecer, teoricamente, o Vitória de Guimarães, vencedor em 2013, na receção ao Lank Vilaverdense (II), e o Estoril Praia ao Mafra (II).
O Casa Pia e o Gil Vicente têm compromissos fora, com Nacional (II Liga) e Serpa (Campeonato de Portugal).
Entre as 32 equipas em competição, destaque também para o Atlético da Malveira, o único ‘sobrevivente’ dos Distritais (quinto escalão), que nesta quarta eliminatória visitará a União de Leiria (II).
A quarta eliminatória, agendada para os dias 25 e 26 de novembro, conta, para já, com 13 clubes da I Liga, nove da II Liga, um da Liga 3, sete do Campeonato de Portugal e um dos Distritais.
Leia também: Portimonense vence Covilhã na Taça de Portugal