O Leixões, da II Liga, está na fase de grupos da Taça da Liga de futebol, depois de ter vencido, após marcação de grandes penalidades, o Portimonense, da I Liga, por 5-4.
A formação leixonense foi sempre superior e, depois de 90 minutos sem golos, a ‘sorte’ das grandes penalidades ditou que os matosinhenses seguiam em frente, deixando pelo caminho a equipa do escalão superior.
O Leixões fez uma primeira parte muito intensa, na qual conseguiu controlar o encontro e o adversário sem grandes dificuldades.
A equipa liderada por Pedro Ribeira conseguiu ter mais discernimento a nível ofensivo, para além da organização defensiva, e criar mais perigo junto da baliza adversária, ao contrário dos algarvios, que sentiram grandes dificuldades em subir no terreno.
Ao intervalo, a formação do Algarve, na tentativa de corrigir isso mesmo, fez duas substituições, fazendo entrar Paulo Estrela e Lucas Ventura.
Mesmo assim, a consistência do jogo manteve-se, e o Leixões continuou a dominar. Aos 69 minutos, Ricardo Valente teve, à boca da baliza, a melhor oportunidade de golo, mas falhou de uma forma incrível.
A equipa da casa continuou a cumprir com a tarefa de não permitir ao Portimonense criar oportunidades de perigo, conseguindo manter o setor defensivo muito organizado.
Já em tempo de compensação, aos 90+4, no último ‘fôlego’ da partida, o Portimonense beneficiou de um canto, mas não soube aproveitar da melhor maneira.
No último encontro da Taça da Liga, o Leixões também tinha eliminado nas grandes penalidades o Feirense
O jogo seguiu para as grandes penalidades e, depois de uma grande dose de pontaria, a sorte e a destreza acabaram por ficar do lado do Leixões que, mais uma vez – depois de no último encontro da Taça da Liga ter eliminado o Feirense nas grandes penalidades -, segue em frente na prova.
Jogo disputado no Estádio do Mar, em Matosinhos
Leixões – Portimonense, 0-0 (5-4 no desempate por grandes penalidades)
Ao intervalo: 0-0
Marcadores nos desempates por grandes penalidades:
0-1, Carlinhos.
1-1, Ricardo Valente.
1-2, Estrela.
2-2, Rafa.
2-3, Filipe Relvas.
3-3, João Amorim.
3-3, Paulinho (defesa do guarda-redes).
4-3, Léo Bolgado.
4-4, Seck.
4-4, Paulité (defesa do guarda-redes).
4-4, Gonçalo Costa (por cima).
5-4, Renato Soares.
Equipas:
– Leixões: Igor Stefanovic, João Amorim, Léo Bolgado, Ricardo Teixeira (Fábio Batista, 62), Rafael Silva, Fabinho (Renato Soares, 74), Paulo Alves (Rafa, 62), Wakaso, Bright (Paulité, 90+2), Adriano Amorim (Moshood, 74) e Ricardo Valente.
(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Fábio Batista, Rafa, Paulité, Zag, Moshood, Danrlei, Renato Soares, Arome).
Treinador: Pedro Ribeiro.
– Portimonense: Vinicius, Guga, Tornich (Alcobia, 75), Relvas, Seck, Maurício (Lucas Ventura, 46), Diaby (Estrela, 46), Jasper, (Gonçalo Costa, 75) Carlinhos, Rildo Filho (Hélio, 62) e Paulinho.
(Suplentes: Gabriel, Davis, Gonçalo Costa, Ronie Carrillo, Estrela, Lucas Ventura, Igor Formiga, Alcobia e Hélio).
Treinador: Paulo Sérgio.
Árbitro: Márcio Torres (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Diaby (33), Ricardo Teixeira (38), Alcobia (81), Gonçalo Costa (85).
Assistência: 1.384 espetadores.