Passados 20 anos, o concelho de Loulé recebe de novo uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. No próximo dia 12 de agosto, a terceira etapa da prova parte de Sines e tem chegada marcada para a cidade de Loulé.
São 191,8 km de um percurso que terá passagens por outras partes do concelho, como Pé do Coelho, Taipa, Salir, Tôr, Cruz da Assumada, Boliqueime, culminando com o momento em que os ciclistas irão cortar a meta instalada na Avenida José da Costa Mealha, por volta das 17h25.
Esta será a mais longa etapa desta 84ª Volta a Portugal e a única por terras algarvias.
A última vez que o pelotão por aqui passou foi a 7 de agosto de 2003, numa etapa que ligou Loulé a Beja.
“Para o concelho este regresso da prova rainha será, de certo, um momento de grande alegria visto ser esta uma terra de ciclismo, modalidade à qual os louletanos estão ligados emocional e historicamente. Recorde-se que, em 1988, o inglês Cayn Theakston, a representar as cores do Louletano Desportos Clube, foi o vencedor da 51ª Volta a Portugal em Bicicleta”, refere a autarquia em comunicado, acrescentando que “o regresso da prova a Loulé faz-se no ano em que este clube assinala 100 anos de existência”.
Por outro lado, a presença nesta prova “será igualmente importante para a promoção e projeção internacional do nome de Loulé, dado o mediatismo que envolve a Volta”.
Também a economia local ganhará aqui uma alavancagem, já que são esperados muitos entusiastas das emoções velocipédicas na cidade, numa altura em que muitos turistas se encontram de férias no Algarve e que não perderão a oportunidade de acompanhar esta chegada.
O Município irá preparar um conjunto de atividades alusivas ao ciclismo nesta chegada da etapa da Volta a Portugal.