As portuguesas Melanie Santos e Maria Tomé foram este sábado segunda e terceira classificadas, respetivamente, na prova feminina da Taça da Europa de Quarteira em triatlo, vencida pela britânica Tilly Anema.
Enquanto Melanie Santos repetiu o segundo lugar de 2018 como a sua melhor prestação na competição realizada no concelho de Loulé, distrito de Faro, a compatriota Maria Tomé, que tinha sido quarta em 2022 e quinta em 2021, subiu pela primeira vez ao pódio em Quarteira.
Melanie Santos, 160.ª do ranking mundial, começou melhor e esteve no grupo de quatro elementos que se destacou nos 1.500 metros de natação e ganhou, depois, vantagem considerável, de cerca de minuto e meio, no segmento de ciclismo (40 quilómetros).
Nos 10 quilómetros de atletismo, a britânica Tilly Anema ‘atacou’ na primeira de quatro voltas ao calçadão de Quarteira para chegar à vitória de forma fácil, em 1:57.28 horas, com Melanie Santos a destacar-se para alcançar a medalha de prata, a 1.09 minutos.
“Foi na perfeição, era o que tinha idealizado com o meu trabalho todo neste inverno. Fiz uma natação forte e no ciclismo trabalhámos bem em grupo. Depois, controlei na corrida para não dar o ‘estoiro’, devido ao calor, e estou muito feliz por este resultado final”, comentou a segunda classificada.
Melanie Santos não competia desde os Jogos Olímpicos Paris2024, em que foi 45ª classificada, numa prova que “não correu” como a triatleta lusa tinha trabalhado, e teve desde então um “processo muito duro” de recuperação.
“Baixei muito no ranking mundial desde então e decidi, com os meus treinadores, que este seria um ano de me focar em novas táticas, experimentar coisas novas, um método de treino diferente e trabalhar muito na confiança. Este resultado em Quarteira foi um boa injeção de confiança para as restantes provas do ano”, finalizou.
Já Maria Tomé, que terminou no terceiro lugar, a 1.19 minutos de Anema, fez uma prova de trás para a frente, recuperando imenso terreno no segmento de atletismo, depois de ter estado integrada no grupo perseguidor na natação e no ciclismo.
“Perdemos tempo na natação e, enquanto eu estava num grupo numeroso, elas tinham o número ideal para ganhar vantagem na bicicleta. Mas fiz a melhor corrida que pude e o apoio dos portugueses, a gritar o meu nome, deu-me aquele alento especial para chegar ao terceiro lugar”, explicou a triatleta lusa.
Maria Tomé, atual 43.ª do ranking mundial e que tinha sido 11.ª em Paris2024, aproveitou a mudança de ciclo olímpico para concluir a licenciatura em Fisioterapia e vai agora redefinir os objetivos para a época.
“O objetivo maior é Los Angeles2028. Em princípio, se tudo correr bem, dentro de uma semana vou estar já licenciada. Por isso, vim aqui sem expetativas, com um pé num lado e um pé no outro. Este resultado diz-me que estou no caminho certo”, afirmou.
Também concluíram a prova as portuguesas Madalena Almeida, 12.ª, a 4.11 minutos, Inês Rico, 27.ª, a 8.02, Matilde Santos, 30.ª, a 9.57, Raquel Rocha, 34.ª, a 12.03, e Mariana Vargem, 38ª, a 25.14.
A prova de elites masculinos da Taça da Europa de Quarteira disputa-se a partir das 16.30, com nove portugueses em ação.
Leia também: Adeus, insetos: chega ao Aldi a nova cortina magnética protetora de insetos para janelas e portas