Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Desporto

Marítimo vence em casa do Portimonense

Marítimo marca dois nos ‘descontos’ e conquista triunfo suado em Portimão.

18:09 9 Janeiro, 2022 19:10 9 Janeiro, 2022 | POSTAL

O Marítimo subiu hoje ao nono lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Portimonense, por 2-1, em jogo da 17.ª jornada, impedindo os algarvios de ascender ao quinto posto.

Guitane (45+7 minutos) e Joel Tagueu (90+1) marcaram os golos dos insulares, com Fabrício (68), de grande penalidade, ainda a empatar para os algarvios, que desperdiçaram um penálti, por Carlinhos (31 minutos).

Com este triunfo, o segundo como visitante, o Marítimo sobe ao nono lugar, com 20 pontos, enquanto o Portimonense se mantém no sexto lugar, com 24.

Marítimo marca dois nos ‘descontos’ e conquista triunfo suado em Portimão

O Marítimo fechou a primeira volta da I Liga de futebol com um triunfo suado sobre o Portimonense (2-1), em jogo da 17.ª jornada, marcando os seus dois golos nos períodos de compensação de cada parte.

Rafik Guitane abriu o ativo aos 45+7 num final de primeira parte polémico e com os ‘nervos à flor da pele’, imediatamente após um golo anulado aos locais e já depois de uma grande penalidade marcada por Carlinhos, aos 31, ter sido anulada por dois toques na bola do brasileiro, que escorregou.

No segundo tempo, aos 68, Fabrício assinou a igualdade, de penálti, mas o Marítimo voltou a surpreender os algarvios nos ‘descontos’, com Joel Tagueu a decidir o encontro aos 90+1.

A equipa da Madeira continua no nono lugar da tabela, agora com 20 pontos, menos quatro do que o adversário de hoje, que ocupa a sexta posição, contrastando o bom percurso fora com apenas duas vitórias nos nove encontros disputados em casa.

Várias ausências obrigaram os dois treinadores a alterações nos seus conjuntos: o Portimonense teve três novidades no ‘onze’ face à derrota com o Sporting (3-2), enquanto no Marítimo houve quatro mudanças em relação à vitória (2-0) sobre o Vizela.

O conjunto algarvio esteve mais ativo nos minutos iniciais, mas o jogo foi pouco animado na primeira meia hora e só Aylton Boa Morte criou perigo, aos 13 minutos, dando um toque a mais e deixando a bola fugir pela linha de fundo ao tentar ultrapassar o guarda-redes adversário.

À passagem dos 30 minutos, Cláudio Winck tocou a bola com a mão na grande área e, na marcação da grande penalidade, Carlinhos escorregou, tocou na bola com o pé esquerdo e rematou com o direito. O jogador ainda celebrou o golo, antes de o videoárbitro alertar André Narciso para a irregularidade dos dois toques na bola.

O mote para um final de primeira parte emocionante estava dado: aos 36 minutos, Diogo Mendes obrigou Samuel Portugal a grande defesa para canto, enquanto no terceiro minuto dos descontos da primeira metade, Rafik Guitane conduziu um contra-ataque desde a entrada da área madeirense e isolou na hora certa Ali Alipour, que desperdiçou de forma flagrante, rematando cruzado muito perto do poste.

O Portimonense voltou a celebrar pouco depois (45+5), mas o golo seria anulado a Aylton Boa Morte. Numa fase anterior da jogada, o VAR descortinou fora de jogo do extremo, que não parece tocar na bola embora se movimente – esticou a perna – com intenção de o fazer.

Com os jogadores algarvios a rodearem o árbitro André Narciso em protestos veementes, o guarda-redes Paulo Victor repôs a bola de forma rápida para o contra-ataque de Guitane, que correu para a área e atirou em jeito ao ângulo superior direito da baliza de Samuel Portugal (45+7).

O Portimonense voltou dos balneários sedento em busca do empate, que Nakajima falhou num lance cortado por Léo Andrade em cima da linha de golo (50), mas a resposta do Marítimo teve um Samuel Portugal à altura, com três defesas de grande categoria (57), em remates de Winck, Joel Tagueu e Guitane.

Os algarvios mantiveram a pressão sobre os madeirenses e, aos 67, Zainadine cometeu grande penalidade sobre Angulo: Fabrício não desperdiçou, convertendo a respetiva grande penalidade na estreia a marcar nesta edição da I Liga.

Face à igualdade no marcador, e apesar do ascendente do Portimonense, o jogo estagnou, até que, nos descontos, o Marítimo voltou a surpreender. Após transição rápida, André Vidigal rematou para defesa de Samuel Portugal e Joel Tagueu não falhou na recarga (90+1).

Declarações

Declarações após o jogo Portimonense-Marítimo (1-2), da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje no Estádio Municipal de Portimão:

Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “[A derrota com dois golos nos ‘descontos’] Tem um sabor terrível. É um jogo com muitas peripécias.

Gostaria de ver uma imagem que mostre que o Aylton tocou na bola no golo invalidado. Já vi dezenas de imagens e ainda não vi nenhuma. Talvez tenham alguma que eu não tenha visto.

Depois, a infelicidade na forma como perdemos aquela grande penalidade com os dois toques na bola [de Carlinhos].

Não deixa de ser uma ingenuidade nossa, mas a bola que dá o primeiro golo do Marítimo é uma bola ‘à traição’, digamos assim, e também gostaria que vissem onde o fora de jogo foi marcado e a bola foi reposta, fora da área, mais à frente.

Mas, somando a tudo isso, acho que foi uma grande partida da equipa, que se fartou de criar jogo e encostar o Marítimo ‘às cordas’.

Estávamos a avisar os jogadores para o perigo de irmos à procura do segundo golo e destaparmos [a defesa], mas cometemos o erro que vai proporcionar a felicidade extrema à equipa do Marítimo.

Se o empate já saberia a pouco, não levar ponto nenhum deste jogo, face à prestação da equipa, estamos bastante frustrados com isso, ainda que positivos com o desempenho.

Estar nesta posição [sexto lugar], com um trabalho que é feito a desenvolver jovens que saem da equipa de sub-23, acho que estamos orgulhosos do que estamos a fazer bem, mas sentimos, principalmente nos jogos em casa, que podíamos ter mais uma boa meia dúzia de pontos sem favor de ninguém. Estamos satisfeitos com a classificação, mas há muita coisa para conquistar e, portanto, muita humildade e os ‘pés no chão’ porque nada está feito.

Perdemos pontos em casa por motivos diferentes. Cada jogo tem a sua história e fazer um resumo global da situação não me parece objetivo. Na maior parte dos jogos em que deixámos fugir pontos em casa, tivemos melhor qualidade de jogo e supremacia sobre os adversários. Mas o futebol é pródigo nestas coisas, nós também estamos a conquistar pontos fora.”

Vasco Seabra (treinador do Marítimo): “Foi um jogo muito competitivo, com duas boas equipas a jogarem para ganhar.

Nós temos quatro grandes oportunidades de golo e falhámos três, o Portimonense tem duas oportunidades de golo e falhou uma. No cômputo geral, foi um jogo extremamente competitivo, com o Portimonense, a espaços, melhor do que nós, a empurrar-nos mais para trás, e nós com capacidade para sair e chegar com muito perigo à baliza do Portimonense.

Muito orgulhoso da raça e determinação da equipa e muito feliz pela vitória que, parece-me, no final das contas apareceu com justiça.

Feliz com os jogadores, com a sua entrega, com a forma como a equipa aborda os jogos com vontade de vencer. Hoje, em alguns momentos, ainda com menos capacidade para pressionar tão à frente como desejávamos, também fruto do mérito do Portimonense, mas sempre com intenções de jogo coletivo e combinativo para podermos crescer no jogo com bola.

Vamos ter muito trabalho pela frente. Neste campeonato, se não trabalharmos, estamos a dar vantagem aos adversários. Temos um longo caminho pela frente numa segunda volta com muita vontade de crescermos, de sermos melhores e de sermos uma equipa com mais qualidade, com mais domínio no jogo e, naturalmente, com mais vitórias.”

Ficha técnica

Jogo no Estádio Municipal de Portimão

Portimonense – Marítimo, 1-2

Ao intervalo: 0-1

Marcador:

0-1, Rafik Guitane, 45 + 7 minutos.

1-1, Fabrício, 68 (grande penalidade).

1-2, Joel Tagueu, 90 + 1.

Equipas:

– Portimonense: Samuel Portugal, Moufi, Pedrão, Lucas Possignolo, Filipe Relvas (Imbula, 90), Ewerton (Lucas Fernandes, 64), Carlinhos, Aylton Boa Morte (Luquinha, 64), Nakajima, Angulo (Renato Júnior, 81) e Fabrício (Anderson Oliveira, 81).

(Suplentes: Payam, Lucas Fernandes, Anderson Oliveira, Luquinha, Imbula, Saná, Diogo Rodrigues, Bruno Reis e Renato Júnior).

Treinador: Paulo Sérgio.

– Marítimo: Paulo Víctor, Cláudio Winck, Zainadine, Léo Andrade (Moisés Mosquera, 82), Vítor Costa, Rafik Guitane (Clésio, 90), Stefano Beltrame (Pedro Pelágio, 61), Diogo Mendes, Henrique (Edgar Costa, 61) , Ali Alipour (André Vidigal, 61) e Joel Tagueu.

(Suplentes: Miguel Silva, Moisés Mosquera, Filipe, André Vidigal, Edgar Costa, Rúben Macedo, Clésio, Fábio China e Pedro Pelágio).

Treinador: Vasco Seabra.

Árbitro: André Narciso (Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Filipe Relvas (35), Lucas Possignolo (60), Pedrão (71), Moufi (72), Edgar Costa (72), Cláudio Winck (79) e Diogo Mendes (86).

Assistência: 486 espetadores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • O simulacro de uma nova divisão administrativa (NUTS): Interesse Nacional ou do Partido Socialista? | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
    O simulacro de uma nova divisão administrativa (NUTS): Interesse Nacional ou do Partido Socialista? | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
  • Ronaldo “feliz” pela estreia a marcar na Liga saudita impedindo descida para o segundo lugar [vídeo]
    Ronaldo “feliz” pela estreia a marcar na Liga saudita impedindo descida para o segundo lugar [vídeo]
  • Português detido em navio carregado com 5,4 toneladas de haxixe perto da Ilha Cristina, Huelva
    Português detido em navio carregado com 5,4 toneladas de haxixe perto da Ilha Cristina, Huelva
  • Vem aí dez dias de perturbações na circulação ferroviária devido a greves, alerta CP
    Vem aí dez dias de perturbações na circulação ferroviária devido a greves, alerta CP
  • Estados Unidos afirmam ter sido detetado um segundo balão espião sobre a América Latina
    Estados Unidos afirmam ter sido detetado um segundo balão espião sobre a América Latina

Opinião

  • Um ano de Bom Governo | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
    Um ano de Bom Governo | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
  • Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
    Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
  • Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
    Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
  • A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
    A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
  • O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
    O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
  • A Purga | Por Maria João Neves
    A Purga | Por Maria João Neves
  • O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
    O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
  • Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus
    Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve