A cidade de Faro acolheu na tarde de hoje, a 50ª edição do Grande Prémio dos Reis, uma prova de importância histórica do atletismo regional e nacional e que reuniu um número recorde de cerca de 850 participantes.
Associado a este evento realizou-se a 5.ª edição da Grande Corrida da Água, uma competição de caráter lúdico e competitivo para atletas não federados, aberta à população em geral e que contou com cerca de 400 inscrições.
Francisco Chumbinho, membro da organização e vice-presidente da Associação de Atletismo do Algarve, disse ao POSTAL que “este evento é bastante importante para a região algarvia porque junta um grande número de atletas em prova”.
“Para a associação é muito importante ter este tipo de eventos aqui. A nível regional é a prova que conseguimos ter mais atletas”, explica.
O responsável afirmou que “no Grande Prémio dos Reis estão inscritos 850 atletas e na corrida de água cerca de 400 atletas”.
A prova, promovida pela Câmara Municipal de Faro, Associação de Atletismo do Algarve e FAGAR E. M. teve partida e chegada no Jardim Manuel Bivar e contou com passagens pela cidade velha, Largo de São Francisco, Praça da Pontinha e Rua de Santo António.
Francisco Chumbinho esclareceu que “o percurso que os atletas têm de fazer foi alterando de ano para ano. Fomos mudando o lugar das partidas e parte do percurso”.
A prova contou com atletas regionais e nacionais
Fábio Pereira, atleta do Sport Lisboa e Fuseta, disse ao POSTAL que “participo nesta prova há quatro anos, mas esta edição superou as minhas expetativas”.
“Este ano a multidão de gente é muito maior e acho que o evento está muito bem conseguido”, afirma.
Por sua vez, Ricardo Durão, atleta do Centro Desportivo de Quarteira participa pela primeira vez nesta prova. “Acho que o evento está bastante bem organizado e tem os melhores atletas do Algarve”.
“Sou atleta há três anos. É indiscutível que a prática de atividade física melhora a saúde e faz-nos sentir bem. É uma mais valia fazer desporto”, afirma.
Para esta especial edição de comemoração dos 50 anos da prova, foram convidados atletas e vencedores portugueses que levaram o nome do evento e da cidade pelo mundo fora.
Para além da presença da campeã olímpica Rosa Mota, vencedora desta prova por quatro ocasiões e única cidadã outorgada com a Chave de Honra da Cidade de Faro, foram homenageados grandes vultos da modalidade como Albertina Machado, Alberto Chaíça, Ana Cabecinha, Ana Dias, Aniceto Simões, Armando Aldegalega, Aurora Cunha, Carlos Lopes, Conceição Ferreira, Ezequiel Canário, Fernanda Ribeiro, Fernando Mamede, João Campos, Jorge Varela, Luís de Jesus, Luís Horta, Manuela Machado, Mário Silva e Vera Fernandes.
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)