As portas do Salão Nobre dos Paços do Concelho abriram-se na manhã deste sábado para receber a cerimónia de atribuição da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo ao Louletano Desportos Clube, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
No ano em que a instituição assinala 100 anos de existência, o responsável pela pasta do Desporto justificou a distinção precisamente por esta “circunstância especial”.
“Temos seguido um critério muito apertado, a do aniversário redondo quando os clubes cumprem 50, 75, 100 ou acima de 100 anos. O Louletano junta-se ao lote dos clubes desportivos centenários do nosso país”, explicou.
Este foi mais um momento simbólico de reconhecimento ao clube pelos serviços prestados em prol do desporto nacional e pelo contributo para prestigiar o nome de Loulé, do Algarve e do País. Em maio, na Semana do Município, o clube foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro. Já este mês, a Associação de Futebol do Algarve atribuiu o prémio de Dirigente do Ano ao seu presidente, António do Adro.
O Louletano foi fundado a 6 de junho de 1923, uma época rica em termos de surgimento de coletividades desportivas no país, como recordou João Paulo Correia. “As décadas de 20 e 30 do século passado foram décadas muito virtuosas do ponto de vista da dinâmica desportiva”, relembrou o secretário de Estado. Homens da terra que, por contacto com outros territórios ou por serem emigrantes regressados a Portugal, tomaram a iniciativa de fundar clubes desportivos, disponibilizando às populações pobres e carentes a prática desportiva.
O ecletismo que caracterizou esse período esteve também na génese do clube algarvio – e do seu próprio nome – marcando o historial do Louletano até aos dias de hoje. Mas de entre as várias modalidades do clube, o Ciclismo é a que tem dado mais “mediatismo” e pela qual o Louletano é conhecido em todos os pontos do país, como foi destacado durante esta sessão.
Além de ser o mais antigo clube do concelho, com uma grande implantação local, por onde passaram muitas gerações de louletanos e que “diz muito às pessoas de Loulé”, é também na esfera regional que o LDC se destaca como um dos principais clubes algarvios.
“É uma marca identitária do concelho de Loulé, referência regional e ao longo das décadas cumpre o desígnio da sua fundação que é de ser um clube que disponibiliza mais do que uma modalidade aos jovens do seu concelho”, afirmou João Paulo Correia.
António do Adro, presidente do clube há mais de duas décadas, expressou a sua alegria por receber esta distinção. “Esta Medalha é de todos os louletanos!”. E neste momento realçou também a importância do clube em termos de formação nas mais diversas modalidades, do Futebol ao Futsal, da Ginástica à Natação, do Powerlifting ao Triatlo, sem esquecer obviamente a Escola de Ciclismo.
Neste momento onde esteve reunida parte da “família LDC” deixou um agradecimento especial ao Município de Loulé por todo o apoio prestado ao clube.
Já o autarca Vítor Aleixo, sublinhou a importância desta instituição para a comunidade, “um clube por onde passaram muitas gerações de atletas”.
E se foi no Ciclismo que o Louletano se tornou mais conhecido até por ser uma modalidade que tem neste concelho “uma falange de entusiastas muito antiga”, o presidente da Câmara Municipal de Loulé recordou o nome do inglês Cayn Theakston, o ciclista que trouxe para o Louletano uma vitória na Volta a Portugal em Bicicleta”.
Durante esta homenagem ao clube de Loulé, o secretário de Estado teve ainda a oportunidade de visitar a sede do Louletano, perto da Avenida José da Costa Mealha.