A Praia da Angrinha, em Ferragudo, no concelho de Lagoa, tem a partir de agora um Parque de Street Workout, que foi implementado através do Orçamento Participativo (OP), uma vez que foi uma das propostas vencedoras, numa das edições do Orçamento Participativo Lagoa, que já conta com sete edições.
“Estimular a participação cívica é um dos grandes objetivos do executivo liderado por Luís Encarnação, que promove esta participação através de várias iniciativas, sendo o Orçamento Participativo aquela que há mais anos está implementada no concelho, que tem maior visibilidade e que maior verba disponibiliza à população para a concretização dos projetos propostos”, refere a autarquia em comunicado.
A instalação de Parque de Street Workout no concelho foi uma proposta apresentada por um grupo de jovens, numa edição do Orçamento Participativo, tendo sido agora concretizada com um investimento de 20 347,37 euros (mais IVA), implementado pela Associação Portuguesa de Street Workout e Parkour (SWA).
O envolvimento da Associação Portuguesa de Street Workout e Parkour permitiu ao Município de Lagoa garantir “a qualidade dos equipamentos, o cumprimento das normas de segurança, bem como encontrar uma das melhores soluções do mercado”.
O Orçamento Participativo é uma iniciativa que acontece anualmente, em Lagoa, desde o ano de 2014 e que disponibiliza à população 300 mil euros para a concretização de propostas que são apresentadas e votadas nas sessões do OP e, posteriormente, colocadas à votação da população.
“Tenho que agradecer a participação destes jovens no Orçamento Participativo que permitiu implementar mais este equipamento no concelho, importante para o manter ativo e saudável. Vamos continuar a promover a participação cívica dos Lagoenses e em conjunto tornar o concelho de Lagoa um concelho cada vez melhor para se viver, trabalhar, estudar ou visitar”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.