Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Fotos DR
Desporto

Jonny Adam iguala recorde de vitórias do Intelligent Money British GT Championship

Piloto conquistou a sua terceira vitória da temporada ao lado do companheiro na 2 Seas Motorsport, James Cottingham, no Autódromo Internacional do Algarve

19:07 24 Julho, 2023 19:11 24 Julho, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Jonny Adam igualou o recorde de vitórias do Intelligent Money British GT Championship ao conquistar a sua terceira vitória da temporada ao lado do companheiro na 2 Seas Motorsport, James Cottingham, numa corrida de três horas muitas vezes intensa, mas também orientada para a estratégia, no Autódromo Internacional do Algarve.

“A dupla ampliou sua vantagem no campeonato face a Mark Radcliffe e Rob Bell, da Optimum Motorsport, este último a manter atrás de si Sandy Mitchell – que dividiu o Lamborghini da Barwell Motorsport com Shaun Balfe – durante os 30 minutos finais”, refere o Autódromo Internacional do Algarve em comunicado.

Jonny Adam / James Cottingham

Dois períodos de Safety Car na primeira meia hora levaram a maioria das equipas a fazer duas das três mudanças obrigatórias de pilotos mais cedo do que o esperado e no final de todas essas escolhas de estratégia, foram Michael Johnston e Chris Salkeld que se viram no topo na GT4.

A dupla BMW da Century Motorsport obteve a sua primeira vitória na classe por 3,3s face ao novo Mercedes-AMG da Enduro Motorsport, com Darren Burke e Harry George, que herdaram o segundo lugar dos ‘pole position’ Josh Miller e Seb Hopkins depois de este último ter batido com o #55 Ginetta, da Raceway.

A paragem não programada para reparações no seu carro parecia abrir caminho para James Townsend e Mike Simpson, da Toro Verde, subirem ao pódio, mas suas aspirações perderam-se com um furo no início da volta final. Josh Rowledge, da DTO Motorsport, e Aston Millar terminaram assim de forma inesperada em terceiro. Enquanto isso, Kevin Tse e Chris Froggatt pareciam bem encaminhados para sua quarta vitória consecutiva na GT3 Silver-Am, até que um ‘drive-through’ tardio entregou a vitória na classe a Mark Sansom e Will Tregurtha de Barwell.

GT3: 2 Seas triunfam na costa portuguesa

A réplica recordista de vitórias de Adam é nota de destaque no final da prova algarvia, mas foi o excelente ‘stint’ intermédio de Cottingham que ajudou a dupla a superar não apenas uma primeira hora turbulenta mas também o tempo de compensação de 10 segundos, que finalmente permitiu que fosse igualada a contagem de vitórias de Phil Keen.

De fato, ninguém ‘navegou’ melhor nas trocas iniciais do que Cottingham e Adam, que evitaram a infinidade de percalços vividos pelos seus rivais. Miguel Ramos aproveitou a ‘pole position’ para se destacar com o McLaren Garage 59 logo após o arranque, liderando perante Cottingham e Ian Loggie no segundo 2 Seas Mercedes-AMG nas primeiras voltas. Mas isso foi apenas no período inicial pois dois ‘safety car’ nos primeiros 30 minutos levaram as equipas a alterar seriamente suas estratégias.

O primeiro ‘safety car’ foi chamado logo aos nove minutos, quando o BMW GT4 #22 da Century mergulhou na escapatória da curva cinco. Com a corrida neutralizada, a maioria do pelotão optou por parar e realizar a primeira de três mudanças obrigatórias de piloto. A Optimum decidiu de outra forma e manteve Radcliffe em pista para deixar o McLaren fora da curva estratégica durante grande parte da corrida.

Michael Johnston / Chris Salkeld

Após a saída do ‘safety’, Dan Harper aumentou o ritmo durante várias voltas e com isso levou o BMW da Century para o segundo lugar, atrás de Radcliffe, mas quando a corrida parecia estar estabilizada o McLaren GT4 #7 da Paddock Motorsport parou na pista com um problema de escape que fez com que chamas invadissem o compartimento do motor.

Um segundo ‘safety car’ depois de apenas 32 minutos e outra onda de paragens que baralhou enormemente a ordem. Alguns pilotos foram atrasados na saída dos boxes pelo ‘safety car’ que liderava o pelotão, mas a RAM Racing apostou forte ao colocar Raffaele Marciello em sétimo, por troca com John Ferguson, e o carro regresso ao asfalto da ‘montanha-russa’ em segundo à frente do Barwell Lamborghini de Sansom, RACE LAB McLaren de Lucky Khera, Enduro Aston Martin de Matt Topham e Cottingham.

A segunda hora foi animada pela batalha épica entre Ferguson e Cottingham vista pela última vez em Snetterton. Quando Sansom se atrasou e Khera e Topham se juntaram, Cottingham passou o grupo para atacar Ferguson, mas mais uma vez o RAM Mercedes-AMG lutou sem erros e apenas uma grande ultrapassagem por fora na curva 13 ‘furou’ as suas defesas.

Cottingham atacou decidido e conquistou uma vantagem confortável enquanto Ferguson segurava a concorrência. Essa diferença – cerca de 30 segundos – seria vital para a 2 Seas no momento do seu Tempo de Compensação e foi Adam quem manteve o comando da corrida para a hora final.
Embora um terceiro ‘safety car’ – chamado para recuperar o #56 Raceway Ginetta da gravilha – tenha corroído a vantagem de Adam, este acabou mesmo por segurar o primeiro posto no momento da bandeira de xadrez.

Depois de apostar para ficar em pista durante o primeiro ‘safety car’, a Optimum aproveitou as seguintes para subir Bell para segundo, uma vez que o ciclo final de paragens tinha funcionado. Bell perseguiu Adam, mas quando os seus espelhos ficaram cheios com o Lamborghini Barwell de Sandy Mitchell – que também optou por não parar no primeiro período de ‘safety car’ – a pressão deixou de ‘assustar’ Adam.

Bell segurou Mitchell para conquistar um segundo pódio do ano para a equipe GT3 da Optimum, enquanto Marciello aproveitava o trabalho de Ferguson para voltar para casa em quinto, apesar de cumprir o tempo máximo de compensação no ‘pit stop’ final.

GT4: Salkeld marca vitória há muito esperada

As performances de Johnston e Salkeld muitas vezes ficaram fora do radar este ano, apesar da dupla estar em segundo lugar na classificação da Pro-Am antes da corrida de hoje. Mas com o formato de três horas o BMW M4 #14 foi um modelo de consistência através do caos, já que a dupla passou do oitavo lugar na grelha para assinar a sua primeira vitória no British GT.
A corrida em si resumiu-se a uma luta a três entre o BMW da Century, o Mercedes-AMG da Enduro de Harry George e Darren Burke, e o Aston Martin da R Racing de Josh Miller e Seb Hopkins, que talvez pudesse ter vencido.

Tal como na GT3, os primeiros períodos do Safety Car levaram a maioria dos participantes a fazer dois dos seus três ‘pitstops’ muito mais cedo do que a sabedoria convencional ditaria. O primeiro período foi causado pelo rival de Johnston e Salkeld no campeonato Pro-Am e companheiro de equipe Carl Cavers quando plantou o carro que partilha com Lewis Plato no cascalho e fora da corrida nos primeiros 10 minutos antes que as classificações Pro-Am fossem reduzidas ainda mais quando Tom Rawlings foi forçado a parar o McLaren #7 da Paddock.

Os dois Safety Car tornaram a primeira hora imprevisível, dando às equipas a chance de tentar estratégias alternativas que poderiam alterar a ordem. Ambos os Ginettas da Raceway optaram por correr muito, assim como o gêmeo Ford Mustang da Academy Motorsport, o que significava que a verdadeira ordem de corrida só se tornaria clara quando esses quatro carros tivessem feito suas últimas visitas ás boxes já na hora final.

O Aston da R Racing liderou todas as sessões no Algarve, e liderou a corrida logo no início, mas também foi um dos primeiros carros a parar aquando do primeiro Safety Car. Miller e Hopkins correram sob pressão durante grande parte da tarde, assim como a BMW de Johnston e Salkeld. Os dois carros estavam nos seis primeiros na média distância, e então ambos cumpriram as suas paragens finais sem problemas para lutar durante toda a hora final.

O tempo de compensação da R Racing, mais o fato que as duplas Pro-Am efectuam paragens mais curtas no geral, fizeram com que Salkeld assumisse a liderança geral da corrida com meia hora pela frente, com Hopkins cerca de oito segundos atrás, mas a recuperar rapidamente.

Hopkins pressionou com intensidade e chegou a estar a apenas três segundos do líder quando um toque com o #55 Ginetta danificou a dianteira esquerda do Aston e o obrigou a uma paragem extra para reparar o carro. Hopkins voltaria a juntar-se, mas perdeu duas voltas, e uma penalização pós-corrida pelo contacto atrasou ainda mais o carro.

Isso deixou Salkeld ao volante para uma primeira vitória da BMW na frente de um alegre Ainsley Harriott que estava na boxe.

O Mercedes-AMG da Enduro manteve a calma e o ritmo e Burke aceitou de bom grado o presente do segundo lugar e a vitória na categoria Prata.

Mas havia mais drama no alinhamento do dia quando a Ginetta de Mike Simpson e James Townsend – que se saiu melhor das opções estratégicas e deveria ter fechado o pódio – sofreu uma explosão dramática quando começou sua última volta abrindo caminho para Josh Rowledge e o McLaren DTO da Aston Millar terminarem em terceiro.

O RACE LAB McLaren Artura de Tom Wrigley e Ian Gough foi o quarto, à frente do Mustang de Simpson/Townsend e Matt Cowley/Erik Evans, que completaram os seis primeiros.

Autódromo Internacional do Algarve: Bilhetes para European Le Mans Series já estão à venda

Últimas

  • Brasileiros surpreendem com respostas a: “Qual é o único país que faz fronteira com Portugal?”[vídeo]
    Brasileiros surpreendem com respostas a: “Qual é o único país que faz fronteira com Portugal?”[vídeo]
  • Portugal sobe ao oitavo lugar do ranking FIFA
    Portugal sobe ao oitavo lugar do ranking FIFA
  • EN125 faz parte das cinco estradas em que morreram 10% das vítimas de acidentes
    EN125 faz parte das cinco estradas em que morreram 10% das vítimas de acidentes
  • Aeroporto de Faro de novo com milhares de passageiros na zona de chegadas [vídeo]
    Aeroporto de Faro de novo com milhares de passageiros na zona de chegadas [vídeo]
  • Deputado do PSD Luís Gomes vai ser substituído por Dinis Faísca na Assembleia da República
    Deputado do PSD Luís Gomes vai ser substituído por Dinis Faísca na Assembleia da República

Opinião

  • Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
  • Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
    Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
  • Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas
    Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
    Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve