A seleção portuguesa de canoagem garantiu esta quinta-feira mais duas finais nos Jogos Europeus da Polónia, os K1 200 metros de Messias Baptista e Francisca Laia, aumentando para cinco as regatas de medalhas que vai disputar em Cracóvia.
Messias Baptista, que na quarta-feira tinha assegurado a final de K2 500 metros, juntamente com João Ribeiro, foi segundo na sua eliminatória, que apurava os três primeiros, em 34,622 segundos, a 128 milésimas de segundo do sérvio Marko Dragosavljevic.
“A prova correu bem. Não sabia com o que contar. Foi a minha primeira vez em K1 200 metros a este nível. Foi melhor do que esperava. Senti-me rápido e explosivo. Na final dos 200 metros tudo pode acontecer. É fazer tudo direitinho e ver o que sai”, disse, à Lusa, o canoísta.
Kevin Santos é o campeão da Europa em título, mas integra o K4 500 metros, com horário incompatível em Cracóvia, num evento invulgar, já que o lago pequeno impediu a realização das competições de 1.000 e 5.000 metros, obrigando assim todas as seleções a reajustes.
Francisca Laia foi terceira na sua série
Francisca Laia, que também tinha sido bem-sucedida a liderar o K4 500 metros, com Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei, foi terceira na sua série, em 40,173, a 400 milésimas da dinamarquesa Emma Jorgensen, com três medalhas olímpicas, 92 centésimas de segundo mais rápida do que a húngara Anna Lucz, igualmente com pódios europeus e mundiais, e que foi segunda.
“O objetivo principal era o apuramento direto para poupar cansaço. O K1 200 já não é prova olímpica, mas é uma distância que gosto muito. O foco continua a ser o K4 500 e na final desta tarde”, disse Francisca Laia.
O GNR Hélder Silva, em C1 200 metros, ficou em quinto, pelo que mais logo vai em busca de uma das três vagas em aberto na semifinal única, o mesmo sucedendo com a jovem Beatriz Fernandes, identicamente quinta na sua série.
Portugal tenta esta tarde ter sucesso nas primeiras finais
Esta tarde Portugal tem as suas primeiras finais, todas provas olímpicas, as dos mencionados K2 500 masculino e K4 500 feminino, bem com a de C2 500 metros de Inês Penetra e Beatriz Fernandes.
Os Jogos Europeus Cracóvia2023 decorrem até 02 de julho em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, com 206 atletas.